Expressionismo (teatro)


Expressionismo (teatro)

 Expressionismo no palco americano: Paul Green e Kurt Weill ‘sJohnny Johnson (1936).

Expressionismo é um modernista movimento no teatro e do teatro que se desenvolveu na Europa (principalmente Alemanha) nas primeiras décadas do século 20 e depois no Estados Unidos . Faz parte do movimento mais amplo do Expressionismo nasartes .

Fonte: Wikipédia

História 

Havia um movimento expressionista concentrado no teatro alemão do princípio do século XX de que Georg Kaiser e Ernst Toller eram os dramaturgos os mais famosos .Outros expressionistas notáveis dramaturgos incluído Reinhard Sorge , Walter Hasenclever , Hans Henny Jahnn e Arnolt Bronnen . Eles olharam de volta para o dramaturgo sueco August Strindberg e o ator e dramaturgo alemão Frank Wedekind como precursores de suas experiências dramatúrgicas.

O assassino de Oskar Kokoschka , a esperança das mulheres foi a primeira obra totalmente expressionista para o teatro, que abriu em 4 de julho de 1909 em Viena . [1]Nela, um homem e uma mulher sem nome lutam pela dominação. O homem marca a mulher; Ela apunhala e aprisiona-o. Ele se liberta e ela cai morta em seu toque. À medida que a peça termina, ele abate ao redor dele (nas palavras do texto) “como mosquitos”. A extrema simplificação dos personagens para os tipos míticos , os efeitos corais, o diálogo declamatório e a intensidade intensificada tornar-se-iam características dos mais antigos jogos expressionistas. O primeiro longa-metragem expressionista foi The Son de Walter Hasenclever , que foi publicado em 1914 e realizado pela primeira vez em 1916. [2]

Na década de 1920, o Expressionismo desfrutou de um breve período de popularidade no teatro dos Estados Unidos , incluindo peças de Eugene O’Neill ( The Hairy Ape , O Imperador Jones e The Great God Brown ), Sophie Treadwell ( maquinal ), Lajos Egri ( Rapid Transit ) e Elmer Rice ( The Adding Machine ).

Estilo 

Os jogos de expressionistas muitas vezes dramatizam o despertar espiritual e os sofrimentos de seus protagonistas e são referidos como Stationendramen (dramas de estação), modelado na apresentação episódica do sofrimento e morte de Jesus nas Estações da Cruz . August Strindberg tinha sido pioneiro nesta forma com sua trilogia autobiográfica Para Damasco (1898-1904). O expressionismo primitivo, em particular, testemunhou o fracasso dos valores sociais [3] com uma predileção pelo êxtase e pelo desespero e, portanto, uma tendência para o inflado eo grotesco; Um elemento místico, mesmo religioso, com frequentes apocalipses; Um sentido urgente do aqui e agora. [4]

As peças muitas vezes dramatizar a luta contra os valores burgueses e autoridade estabelecida [ carece de fontes? ] , Muitas vezes personificada na figura do Pai. EmReinhard Sorge ‘s The Beggar ( Der Bettler ), doentes mentais pai do jovem herói raves sobre a perspectiva de explorar as riquezas de Marte e, eventualmente, é envenenada por seu filho. Em Arnolt Bronnen do parricídio ( Vatermord ), o filho esfaqueia seu pai tirânico à morte, só para ter que afastar as propostas sexuais frenéticos de sua mãe. No drama expressionista, o discurso é intensificado, seja expansivo e rapsódico, seja cortado e telegráfico. O diretor Leopold Jessner tornou-se famoso por suas produções expressionistas, que muitas vezes se desenrolam em passos de escada (uma idéia originalmente desenvolvida por Edward Gordon Craig ), que rapidamente se tornou sua marca registrada.

Ver também 

  • Expresso
  • Neue Sachlichkeit
  • Teatro épico
  • Teatro da Crueldade

Referências 

  1. Ir para cima^ Berghaus (2005, 55-57).
  2. Ir para cima^ Rorrison (1998, 475) e Schürer (1997b, ix, xiv).
  3. Ir para cima^ Styan, JL, (1981) “Expressionism and Epic Theatre”: Drama moderno em Teoria e Prática, vol. 3, Cambridge: Cambridge University Press.
  4. Jump up^ Furness, RS, (1973) Expressionismo (Idiom Crítico), Londres: Methuen Young Livros.

Fontes 

  • Banham, Martin, ed. 1998. O guia de Cambridge ao teatro. Cambridge: Cambridge University Press. ISBN 0-521-43437-8 .
  • Berghaus, Günter. 2005. Teatro, Desempenho e Ante-Garde Histórico. Palgrave Estudos de Teatro e História do Desempenho. Nova Iorque: Palgrave Macmillan. ISBN 978-0-230-61752-0 .
  • Brockett, Oscar G. e Franklin J. Hildy. 2003. História do Teatro . Nona edição, edição internacional. Boston: Allyn e Bacon. ISBN 0-205-41050-2 .
  • Cardullo, Bert e Robert Knopf, eds. 2001. Teatro da Avant-Garde 1890-1950: Uma Antologia Crítica. New Haven e Londres: Yale UP. ISBN 0-300-08526-5 .
  • Carlson, Marvin. 1993. Teorias do teatro: um exame histórico e crítico dos gregos ao presente. Edição expandida. Ithaca e Londres: Cornell University Press. ISBN 0-8014-8154-6 .
  • Kuhns, David F. 1997. Teatro Expressionista Alemão: O Ator eo Palco. New ed. Cambridge: Cambridge UP, 2006. ISBN 978-0-521-03522-4 .
  • Ritchie, J [ames] M [cPherson], ed. 1968. Sete Exibições de Expressionista. Trans. JM Ritchie e HF Garten. Alemão Expressionism ser. Londres: John Calder. ISBN 978-0-7145-4343-7.
  • Rorrison, Hugh. 1998. “Hasenclever, Walter.” Em Banham (1998, 475).
  • Schürer, Ernst, ed. 1997a. O expressionista alemão joga. A Biblioteca Alemã ser. Vol. 66. Nova Iorque: Continuum. ISBN 978-0-8264-0950-8 .
  • —. 1997b. Introdução. Em Schürer (1997a, vii-xxi).
  • Styan, J [ohn]. L. 1981. Expressionismo e teatro épico. Cambridge e Nova York: Cambridge UP. ISBN 978-0-521-29630-4 . Vol. 3 do drama moderno na teoria e na prática. 3 vols.
  • Szondi, Peter. 1965. Teoria do Drama Moderno: Uma Edição Crítica. Ed. E trans. Michael Hays. Teoria e História da Literatura. Vol. 29. Minneapolis: U of Minnesota P, 1987. ISBN 0-8166-1285-4 .
  • Toten Beard, DeAnna M. 2005. “Experimentalismo americano, Expressionismo americano e O’Neill precoce”. Em The Companion to Twentieth-Century American Drama, David Krasner, Ed. Blackwell Publishing. ISBN 1-4051-1088-0
  • Walker, Julia A. Expressionismo e modernismo no teatro americano: corpos, vozes, palavras. Estudos de Cambridge em American Theater and Drama. Vol. 21. Cambridge: Cambridge UP. ISBN 978-0-521-10891-1 .
  • Yasami, Fatemeh. 2011. Expressionism and Expressionist Theatre: Um Estudo Comparativo de Rice’s The Adding Machine e Kaiser’s De Morn a Midnight. ISBN 978-3-639-33301-5 .