Jerzy Grotowski


Jerzy Grotowski

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 Jerzy Marian Grotowski ( pronúncia polonês:  [jɛʐɨ marjan grɔtɔfskʲi] , 11 de Agosto de 1933-14 Janeiro de 1999) foi um inovador Polish diretor de teatro e teórico cujas abordagens para agir, formação e produção teatral significativamente influenciado teatro hoje. Ele nasceu em Rzeszów , no sudeste da Polônia em 1933 e estudou atuar e dirigir na Academia de Artes Dramáticas de Ludwik Solski em Cracóvia e na Academia Russa de Artes de Teatro em Moscou . Ele estreou como diretor em 1959 em Cracóvia com Eugène Ionesco ‘s play Chairs e pouco depois fundou um pequeno Laboratório de Teatro em 1959 na cidade deOpole, na Polônia.Durante a década de 1960, a empresa começou a fazer turnês internacionais e seu trabalho atraiu interesse crescente.Como o seu trabalho ganhou aclamação e reconhecimento, Grotowski foi convidado a trabalhar nosEstados Unidos e deixou a Polônia em 1982. Embora a empresa que ele fundou na Polônia fechou alguns anos mais tarde em 1984, ele continuou a ensinar e dirigir produções na Europa e América.No entanto, Grotowski tornou-se cada vez mais desconfortável com a adoção e adaptação de suas idéias e práticas, especialmente em os EUA.Assim, no que parecia ser o auge de seu perfil público, ele deixou a América e se mudou para aItália, onde estabeleceu o Grotowski Workcenter em 1985 emPontedera , perto de Pisa.Nesse centro, ele continuou sua experimentação e prática teatral e foi ali que ele continuou dirigindo treinamentos e eventos teatrais privados quase em segredo nos últimos vinte anos de sua vida.Sofrendo deleucemia e uma condição cardíaca, ele morreu em 1999 em sua casa em Pontedera.

Conteúdo

 Biografia 

Jerzy Grotowski nasceu em 11 de agosto de 1933 na cidade de Rzeszów, na Polônia. Quando a guerra chegou em 1939, o vínculo familiar forte que a família compartilhou foi cortado. Seu pai entrou na guerra e não voltou, e sua mãe, irmão e ele mesmo se mudaram para a pequena aldeia de Nienadówka . Foi em Nienadówka que o jovem Grotowski teve várias experiências essenciais que o moldariam e seu trabalho no futuro. Sua mãe também era de grande influência, com suas fortes opiniões sobre unidade e comunidade.

Carreira 

Teatro de produções 

Grotowski fez sua estréia como diretor em 1958 com a produção Gods of Rain, que introduziu a abordagem arrojada de Grotowski ao texto, que ele continuou a desenvolver ao longo de sua carreira, influenciando muitos artistas de teatro subseqüentes. Mais tarde, em 1958 Grotowski mudou-se para Opole, onde foi convidado pelo crítico de teatro e dramaturgo Ludwik Flaszen para servir como Diretor do Teatro de 13 Linhas. Lá ele começou a montar uma companhia de atores e colaboradores artísticos que o ajudariam a realizar sua visão única. Foi também lá que ele começou a experimentar as abordagens de treinamento de desempenho que lhe permitiram moldar os jovens atores – inicialmente alocados ao seu teatro provincial – nos artistas transformadores que eventualmente se tornaram. Embora seus métodos fossem frequentemente contrastados com Konstantin Stanislavski , ele admirava Stanslavski como “o primeiro grande criador de um método de atuação no teatro” e elogiou-o por perguntar “todas as questões relevantes que poderiam ser feitas sobre técnica teatral”. [1]

Entre as muitas produções para as quais sua companhia de teatro se tornou famosa foram “Orpheus” de Jean Cocteau , ” Shakuntala ” baseado no texto de Kalidasa , “Dziady “, de Adam Mickiewicz e “Akropolis” de Stanisław Wyspiański . Esta última produção foi a primeira realização completa da noção de Grotowski de “teatro pobre”.Nela a companhia dos atores (que representam prisioneiros do campo de concentração) constrói a estrutura de um crematório ao redor da audiência ao agir para forahistórias da mitologia grega e da Bíblia . Essa conceituação tinha uma ressonância particular para o público em Opole, como o campo de concentração de Auschwitz era apenas sessenta milhas de distância. “Akropolis” recebeu muita atenção, e poderia ser dito ter lançado a carreira de Grotowski internacionalmente devido à promoção inventiva e agressiva por visitar acadêmicos estrangeiros e profissionais de teatro. Um filme da produção foi feito com uma introdução por Peter Brook , que constitui um dos registros mais acessíveis e concretos do trabalho de Grotowski.

Em 1964 Grotowski seguiu sucesso com sucesso quando seu teatro estreou “a história tragical do doutor Faustus” baseado no drama Elizabethan por Christopher Marlowe , caracterizando Zbigniew Cynkutis no papel de título. Deixando de lado o uso de adereços, Grotowski deixou os corpos dos atores representarem objetos diferentes, estabelecendo uma dinâmica íntima de relação entre atores e espectadores, sentando os membros da platéia como os convidados na última ceia de Fausto, com a ação se desenrolando em torno da mesa onde eles Estavam sentados.

Em 1965, Grotowski mudou sua empresa para Wrocław, reetiquetando-os como “Teatr Laboratorium”, em parte para evitar a pesada censura a que os “teatros” profissionais estavam sujeitos na Polônia naquela época. O trabalho já tinha começado em uma de suas produções mais famosas, o príncipe constante (baseado natradução de Juliusz Słowacki da peça de Calderón ). Estreando em 1967, esta produção é considerada por muitos como uma das maiores obras teatrais do século XX. O desempenho de Ryszard Cieslak no papel de título é considerado o apogeu da aproximação de Grotowski à actuação. Em um de seus ensaios finais, Grotowski detalhou como ele trabalhou individualmente com Cieslak por mais de um ano para desenvolver os detalhes da pontuação física do ator antes de combinar esse elemento central da performance com o trabalho de outros atores eo contexto de tortura e martírio Intrínseca à peça. Sua influência internacional gerou excitantes empresas ainda trabalhando em Wrocław com devotos como o poeta de performance Hedwig Gorski na platéia, lá como um estudioso Fulbright. [2]

A última produção profissional de Grotowski como um diretor foi em 1969. Intitulado “Apocalypsis Cum Figuris” é amplamente admirado. Novamente usando o texto da Bíblia, desta vez combinado com escritos contemporâneos de autores como TS Eliot e Simone Weil, esta produção foi citada por membros da empresa como um exemplo de um grupo ‘ato total’. O desenvolvimento de Apocalypsis levou mais de três anos, começando como uma encenação de Słowacki ‘s Samuel Zborowski e passando por uma fase separada do desenvolvimento como uma encenação dos Evangelhos, Ewangelie (elaborado como uma performance concluída mas nunca apresentou para o público) antes de chegar Para sua forma final. Ao longo deste processo, Grotowski já pode ser visto abandonando as convenções do teatro tradicional, esforçando-se nos limites do que ele mais tarde chamou de arte como apresentação.

Grotowski revolucionou o teatro e, juntamente com seu primeiro aprendiz, Eugenio Barba , líder e fundador de Odin Teatret , é considerado um pai do teatro experimental contemporâneo . Barba foi instrumental em revelar Grotowski ao mundo fora da cortina de ferro. Foi editor do livro sem sentido “Towards a Poor Theatre” (1968), que Grotowski escreveu em conjunto com Ludwik Flaszen , no qual se declara que o teatro não deve competir contra o esmagador espetáculo do cinema e deve focar Na própria raiz do ato de teatro: atores co-criando o evento de teatro com seus espectadores.

O teatro – através da técnica do ator, sua arte em que o organismo vivo se esforça por motivos mais elevados – oferece uma oportunidade para o que poderia ser chamado de integração, o descarte de máscaras, a revelação da substância real: uma totalidade de reações físicas e mentais. Esta oportunidade deve ser tratada de forma disciplinada, com plena consciência das responsabilidades que envolve. Aqui podemos ver a função terapêutica do teatro para as pessoas na nossa civilização atual. É verdade que o ator realiza esse ato, mas ele só pode fazê-lo através de um encontro com o espectador – intimamente, visivelmente, sem se esconder atrás de um cameraman, amante do guarda-roupa, designer de palco ou maquiagem – em confronto direto com ele, E de alguma forma “em vez de” ele. O ato do ator – descartar meias medidas, revelar, abrir-se, emergir de si mesmo em vez de fechar – é um convite ao espectador. Este ato poderia ser comparado a um ato do amor mais profundamente enraizado, genuíno entre dois seres humanos – esta é apenas uma comparação, uma vez que só podemos nos referir a essa “emergência de si mesmo” por analogia. Esse ato, paradoxal e limítrofe, chamamos de ato total. Em nossa opinião, simboliza o chamado mais profundo do ator. [3]

Debut no oeste 

O ano de 1968 marcou a estréia de Grotowski no Ocidente. Sua empresa realizou a Stanisław Wyspiański jogar Akropolis / Acrópole (1964) no Festival de Edimburgo .Este era um veículo apropriado para Grotowski e seu Teatro Pobre porque seu tratamento da peça na Polônia já tinha alcançado um reconhecimento mais amplo e foi publicado em Pamiętnik Teatralny (Varsóvia, 1964), Alla Ricerca do Teatro Perduto (Padova, 1965) e Tulane Drama Review (Nova Orleans, 1965). Foi a primeira vez que muitos na Grã-Bretanha foram expostos ao “Poor Theatre”. No mesmo ano, seu livro intitulado Towards A Poor Theatre apareceu em dinamarquês, publicado por Odin Teatrets Forlag. Ele apareceu em Inglês no ano seguinte, publicado pela Methuen and Co. Ltd., com uma Introdução por Peter Brook , então um Diretor Associado na Royal Shakespeare Company. Nela escreve com sensatez sobre a consultoria privada de Grotowski para a Companhia; Sentia que o trabalho de Grotowski era único, mas igualmente compreendido que seu valor era diminuído se falado demasiado, se a fé fosse quebrada com o consultante.

A companhia de Grotowski fez sua estréia nos Estados Unidos sob os auspícios da Academia de Música de Brooklyn no outono de 1969. BAM construiu um teatro para a companhia de Grotowski na Igreja Metodista de Washington Square em Greenwich Village . Três produções foram apresentadas: Akropolis, The Constant Prince e Apocalypsis Cum Figuris durante uma corrida de três semanas.

Fase paratheatrical 

Em 1973 Grotowski publicou Holiday , [4] que delineou um novo curso de investigação. Prosseguiria essa fase “Paratheatrical” até 1978. Esta fase é conhecida como a fase “Paratheatrical” de sua carreira porque era uma tentativa para transcender a separação entre o performer eo espectador. Grotowski tentou isso através da organização de ritos comunitários e intercâmbios interativos simples que se prolongavam por vezes, tentando provocar nos participantes pobres um descondicionamento do impulso. A descrição mais difundida de um desses eventos pós-teatrais (uma “colméia”) é dada por Andre Gregory , o amigo de longa data de Grotowski e o diretor americano cujo trabalho ele mais fortemente endossou, em My Dinner With Andre . Vários colaboradores que haviam sido importantes para o trabalho de Grotowski no que denominou sua fase de “Teatro de Produções” tiveram dificuldade em segui-lo nessas explorações além do limite do teatro convencional. Outros, membros mais jovens do grupo vieram ao primeiro plano, notàvelmente Jacek Zmysłowski, que muitos considerariam o colaborador o mais próximo de Grotowski neste período. Críticos de teatro, muitas vezes exoticized e mistificado trabalho de Grotowski com base nesses experimentos paratheatrical, sugerindo que o seu trabalho deve ser visto na linhagem de Antonin Artaud , [5] uma sugestão Grotowski forte resistência. Mais tarde na vida, ele esclareceu que ele rapidamente encontrou esta direção da pesquisa limitando, tendo percebido que o trabalho não estruturado freqüentemente provoca banalidades e clichê cultural dos participantes.

Teatro de Fontes 

Nesse período de seu trabalho, Grotowski viajou intensivamente pela Índia, México, Haiti e outros lugares, procurando identificar elementos de técnica nas práticas tradicionais de várias culturas que poderiam ter um efeito preciso e discernível sobre os participantes. Os principais colaboradores nesta fase de trabalho incluemWłodzimierz Staniewski , posteriormente fundador do Teatro Gardzienice , Jairo Cuesta e Magda Złotowska, que viajou com Grotowski em suas expedições internacionais. Seu interesse em técnicas rituais ligadas à prática haitiana levou Grotowski a uma colaboração de longa data com Maud Robart e Jean-Claude Tiga de Saint Soleil. Sempre um mestre estrategista, Grotowski fez uso de seus laços internacionais e da relativa liberdade de viagem permitiu-lhe prosseguir este programa de pesquisa cultural, a fim de fugir da Polônia após a imposição da lei marcial. Ele passou um tempo no Haiti e em Roma, onde realizou uma série de importantes palestras sobre o tema da antropologia do teatro na Universidade Sapienza de Roma, em 1982, antes de buscar asilo político nos Estados Unidos. Seus queridos amigos André eMercedes Gregory ajudaram Grotowski a se instalar nos Estados Unidos, onde ele lecionou na Universidade de Columbia por um ano enquanto tentava encontrar apoio para um novo programa de pesquisa.

Objetivo Drama 

Incapaz (apesar dos melhores esforços de Richard Schechner ) de conseguir recursos para sua pesquisa projetada em Manhattan, em 1983 Grotowski foi convidado pelo Professor Robert Cohen para a UC Irvine , onde iniciou um curso de trabalho conhecido como ‘Objective Drama’. Esta fase de pesquisa foi caracterizada por uma investigação do impacto psicofisiológico de canções selecionadas e outras ferramentas performativas derivadas de culturas tradicionais em participantes, focalizando especificamente em técnicas relativamente simples que poderiam exercer um impacto discernível e previsível sobre o doer independentemente de suas estruturas de crença ou Cultura de origem. Canções rituais e elementos performativos relacionados ligados ao Haiti e outras tradições da diáspora africana tornaram-se uma ferramenta de pesquisa especialmente frutífera. Durante este tempo Grotowski continuou vários relacionamentos colaborativos importantes começados em fases mais adiantadas, com Maud Robart, Jairo Cuesta, e Pablo Jimenez que fazem exame de papéis significativos como os executores e os líderes da pesquisa no projeto. Ele também iniciou um relacionamento criativo de longa data com o diretor americano James Slowiak e descobriu o indivíduo a quem ele acabaria por passar a responsabilidade por sua pesquisa ao longo da vida, Thomas Richards, filho do lendário diretor norte-americano negro Lloyd Richards .

Voicework 

Jerzy Grotowski estava entre um pequeno grupo de atores e diretores, incluindo Peter Brook e Roy Hart , que procuravam explorar novas formas de expressão teatral sem empregar a palavra falada. [6] Nas notas do programa para a produção de uma das actuações Grotowski chamado Akropolis , de que a estréia foi em outubro de 1962, um dos artistas declarou:

Os meios de expressão verbal foram ampliados consideravelmente porque todos os meios de expressão vocal são usados, a partir do balbucio confuso da criança muito pequena e incluindo a recitação oratória mais sofisticada. Gritos inarticulados, rugidos de animais, canções folclóricas sensíveis, cantos litúrgicos, dialetos, declamação da poesia: tudo está lá. Os sons estão entrelaçados em uma pontuação complexa que traz de volta fugazmente a memória de todas as formas de linguagem. [7]

Grotowski e seu grupo de atores se tornaram conhecidos em particular pelo seu trabalho experimental sobre a voz humana, parcialmente inspirado no trabalho de Roy Hart , que por sua vez promoveu a técnica vocal estendida inicialmente estabelecida por Alfred Wolfsohn . Alan Seymour , falando da produção de Fausto de Grotowski em 1963, observou que as vozes dos intérpretes “alcançavam desde o menor sussurro até um tom surpreendente, quase cavernoso, um declamado entoado, uma ressonância e um poder que eu nunca ouvi de atores antes”. [8]

O uso da voz não-verbal nessas produções foi parte da investigação de Grotowski sobre o uso do próprio eu do ator como a substância do desempenho e seu trabalho foi fundado em sua crença na capacidade de um ser humano para expressar fisicamente e aspectos vocais Da psique , incluindo aquelas partes supostamente enterradas no que Carl Jung chamou de inconsciente coletivo , sem recorrer a palavras. [9]

Psicologia analítica 

Grotowski e Hart compararam o efeito desejado do processo de ensaio com seus atores e o impacto de suas performances sobre a audiência para a psicoterapia , baseando-se nos princípios de Carl Jung e Psicologia Analítica para explicar os princípios por trás de sua criatividade. Grotowski disse que o teatro “é uma questão de um encontro subordinado ao ritual: nada é representado ou mostrado, mas participamos de um cerimonial que libera o inconsciente coletivo “. [10] Grotowski repetidamente descreveu seu processo de ensaio e suas performances como “sagrado”, buscando reviver o que ele entendeu ser as rotas do drama no ritual religioso ena prática espiritual [11]

Para atingir seus objetivos, Grotowski exigiu que seus atores retirem de suas psiques imagens de um significado coletivo e dêem forma através do movimento do corpo e do som da voz. O objetivo final de Grotowski era efetuar na mudança do ator e crescimento, transformação e renascimento para que o ator, por sua vez, pudesse precipitar um desenvolvimento semelhante no público. [12] Foi por esta razão que Grotowski muitas vezes escolheu basear produções em obras baseadas em narrativas antigas. Pois ele acreditava que eles “corporificavam mitos e imagens poderosas e universais o suficiente para funcionarem como arquétipos , que poderiam penetrar sob a estrutura aparentemente divisiva e individual da psique ocidental e evocar uma resposta espontânea, coletiva e interna”. [13]

James Roose-Evans afirma que o teatro de Grotowski “fala diretamente à experiência fundamental de cada pessoa presente, ao que Jung descreveu como oinconsciente coletivo … o que Grotowski pede ao ator não é que ele interprete a Dama do Mar ou Hamlet , Ele confronta esses personagens dentro de si e oferece o resultado desse encontro a um público. [14]

Grotowski, como Hart , não considerou o texto dramático ou o roteiro como sendo o principal neste processo, mas acreditava que o texto “se torna teatro somente através do uso dos atores, isto é, graças às entonações, à associação de Sons, à musicalidade da linguagem “. Assim, Grotowski perseguiu a possibilidade de criar “ideogramas” compostos de “sons e gestos” que “evocam associações na psique da audiência”. Mas, para Grotowski, como para Hart, havia, entre o reservatório de imagens da psique e a expressão corporal e vocal daquela imagem , uma série de inibições, resistências e blocos, que seus exercícios de ação se propunham a remover. Muitos dos exercícios de actuação e técnicas de ensaio desenvolvidos por Grotowski foram concebidos para remover estes obstáculos pessoais, o que impediu a expressão física e vocal deste imaginário, e Grotowski propôs que tal processo de formação “leva a uma libertação de complexos da mesma forma Como terapia psicanalítica “. [15]

Arte como veículo 

Em 1986, Grotowski foi convidado por Roberto Bacci do Centro para a Sperimentação e a Ricerca Teatrale para mudar a base de seu trabalho para Pontedera, na Itália, onde lhe foi oferecida a oportunidade de realizar pesquisas de longo prazo sobre o desempenho sem a pressão de ter Para mostrar resultados até que ele estivesse pronto. Grotowski aceitou de bom grado, levando consigo três assistentes da pesquisa Objective Drama (Richards, Jimenez e Slowiak) para ajudar na fundação do seu Italian Workcenter. Robart também liderou uma equipe de trabalho em Pontedera por vários anos, após o que os cortes de financiamento precisaram downscaling para um único grupo de pesquisa, liderada por Richards. Grotowski caracterizou o foco de sua atenção em sua fase final de pesquisa como “arte como um veículo”, um termo cunhado por Peter Brook . “Parece-me”, disse Brook, “que Grotowski está nos mostrando algo que existiu no passado, mas que foi esquecido ao longo dos séculos, ou seja, um dos veículos que permite ao homem ter acesso a outro nível de percepção é Ser encontrado na arte do desempenho. ” Além disso, foi em 1986 que [16]Grotowski mudou o nome do centro italiano para o Workcenter de Jerzy Grotowski e Thomas Richards, para sinalizar os Richards únicas e Central Place realizadas em seu trabalho. Grotowski levou Richards a assumir cada vez mais responsabilidade e liderança no trabalho, até que ele não fosse apenas o principal responsável pela prática de Arte como Veículo, mas também seu principal líder e “diretor” (se tal termo puder ser usado com precisão) Das estruturas de performance criadas em torno destas canções vibratórias afro-caribenhas, mais significativamente “Downstairs Action” (filmada por Mercedes Gregory em 1989) e “Action”, sobre o qual o trabalho começou em 1994 e continua até o presente. O ator italiano Mario Biagini, que se juntou ao Workcenter logo após sua fundação, também se tornou um contribuinte central para esta pesquisa. Embora Grotowski tenha morrido em 1999 no final de uma doença prolongada, a pesquisa de Art as Vehicle continua no Pontedera Workcenter, com Richards como Diretor Artístico e Biagini como Diretor Associado. A Vontade de Grotowski declarou os dois seus “herdeiros universais”, titulares de direitos autorais sobre a totalidade de sua produção textual e propriedade intelectual.

Bibliografia 

Wroclaw: Grotowski

  • Towards a Poor Theatre (Introdução de Peter Brook) (1968)
  • O teatro de Grotowski por Jennifer Kumiega, Londres: Methuen, 1987.
  • No trabalho com Grotowski em ações físicas por Thomas Richards, Londres: Routledge, 1995.
  • O Grotowski Sourcebook ed. Por Lisa Wolford e Richard Schechner , Londres: Routledge, 1997.
  • Um Dicionário de Antropologia de Teatro: A Arte Secreta do Intérprete por Eugenio Barba, 2001.
  • Biografia de Grotowski por Holly Slayford, 2010.
  • Ponte de Grotowski feita da memória: Memória incorporada, testemunhando e transmissão no trabalho de Grotowski por Dominika Laster, Calcutá: Livros da gaivota, 2016.

Referências 

  1. Ir para cima^ Gary Botting,O Teatro do Protesto na América(Edmonton: Harden House, 1972), p. 5
  2. Ir para cima^ https://sites.google.com/site/hedwiggorskifulbright/
  3. Ir para cima^ Jerzy Grotowski (19 de junho de 2004). “Material de Origem na Declaração de Princípios de Jerzy Grotowski ” . Owen Daly . Recuperado 2008-09-18 .
  4. Ir para cima^ Jerzy Grotowski, “Holiday: O Dia Que É Santo”, trans. Boleslaw Taborski,TDR: A Journal of Performance Studies17, n. 2 (Junho 1973): 113-35.
  5. Ir para cima^ Gary Botting,o teatro do protesto na América(Edmonton: Harden House, 1972) pp.5-6
  6. Ir para cima^ Roose-Evans, J. (1989) Teatro Experimental: De Stanislavski a Peter Brook, 4th edn. Londres: Routledge.
  7. Ir para cima^ Flaszen, L. (1975) ‘Akropolis – tratamento do texto.’ Em J. Grotowski (ed) Towards a Poor Theatre. Londres: Methuen.
  8. Ir para cima^ Seymour, A. (1987) ‘Revelações na Polônia.’ Jogos e Jogadores, 33-34.
  9. Jump up^ Schechner, R. (1985) Entre Teatro e Antropologia. Filadélfia: University of Pennsylvania Press.
  10. Salte para cima^ Grotowski, J. (1987) ‘Dziady jako modelo teatru nowoczesnego.’ Wspolczesnosc, 21, 1961
  11. Jump up^ Schechner, R. (1995) O Futuro do Ritual: Escritos sobre Cultura e Desempenho. Londres: Routledge.
  12. Jump up^ Kumiega, J. (1987) O Teatro de Grotowski. Londres: Methuen
  13. Salte para cima^ Grotowski, J., ‘Theatre is a Encounter’, 1975.
  14. Ir para cima^ Roose-Evans, J. (1989) Teatro Experimental: De Stanislavski a Peter Brook, 4th edn. Londres: Routledge.
  15. Ir para cima^ Grotowski, J. O Novo Testamento do Teatro. 1975.
  16. Ir para cima^ http://www.theworkcenter.org/brief-history.html