Teatro do Oprimido


Teatro do Oprimido

Fonte: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/

Histórico
Método teatral e modelo de prática cênico-pedagógica sistematizados e desenvolvidos por Augusto Boal (1931-2009) nos anos 1970. Possui características de militância e destina-se à mobilização do público, vinculando-se ao tearo de resistência.

Para fazer frente à censura e à repressão desencadeadas pelo AI-5, Boal incrementa sua aproximação com as propostas de Bertolt Brecht (1898-1956). Inspirado na peça didática, monta Teatro Jornal, 1971, com o Núcleo 2 do Teatro de Arena. A encenação, aberta ao improviso, utiliza notícias do dia, comentadas pelos atores sob diversos modos. Outros textos também são utilizados para polemizar, extrair contradições e pontos de vista divergentes contidos num mesmo relato. Chega, desse modo, a uma crítica global das formas narrativas tradicionais, exposta no texto O Sistema Trágico Coercitivo de Aristóteles, no qual tece as bases de sua proposta e faz críticas à Poética.

Em exílio, iniciado em 1971, percorre diversos países da América Latina. No Peru, em 1973, participa de uma campanha de alfabetização, ocasião para novas experiências e aprofundamento conceitual. Seguindo o educador Paulo Freire (1921-1997), que propunha uma pedagogia elaborada pelos e não para os oprimidos, Boal aspira criar uma prática teatral revolucionária, que incite os oprimidos a lutarem pela sua libertação. Chega então às formas do teatro invisível e do teatro foro, cujo esquema dramatúrgico é basicamente o mesmo: uma cena curta contendo uma situação de opressão é apresentada para, num momento seguinte, o ator que desempenha o papel de oprimido ser substituído por um voluntário da platéia. Este deverá, improvisando, trazer saídas válidas que contornem ou destruam a fonte opressora.

Em países europeus, onde a repressão dá-se em níveis mais sutis, Augusto Boal desenvolve o teatro imagem e o arco íris do desejo, variantes que enfocam aspectos subjetivos e interpessoais da sociedade (preconceitos raciais ou a opressão machista, por exemplo), ampliando o perfil psicoterapêutico do teatro do oprimido e vinculando-o às lutas das minorias.

Nas décadas de 1970 e 1980 o diretor reside na França e cria centros de difusão do oprimido em muitos países da Europa e de outros continentes. Ao voltar para o Brasil, em 1983, difunde o movimento do oprimido e funda o Centro do Teatro do Oprimido em 1986. Eleito vereador do Rio de Janeiro em 1992, cria o teatro legislativo, outra variante de suas propostas. Entre 1993 e 1996 são trabalhados perto de quarenta projetos, dos quais treze são promulgados e se transformam em leis.

O Teatro do Oprimido congrega hoje grupos em todo o Brasil, com ênfase no Estado do Rio de Janeiro, especialmente vinculados às ações pela cidadania. Difundido em todo o mundo, estudado por teóricos de áreas variadas, foi comemorado com a grande exposiçãoAugusto Boal: Os Próximos 70 Anos, em março de 2001, no Rio de Janeiro.

Do ponto de vista artístico, o oprimido pode ser alinhado às experiências militantes das vanguardas russa e alemã dos anos 30 (aproletkult, o agit-prop e os blusões azuis), e à atuação da San Francisco Mime Troup e do Teatro Campesino, nos Estados Unidos dos anos 1960. Sociologicamente, representa uma variação politizada do sociodrama, vertente que nos anos 60 desenvolve-se como o equacionamento cênico dos conteúdos sociais, a partir do psicodrama de Moreno, de 1930. Do ponto de vista ético, como uma variante mais restrita da peça-didática brechtiana, uma proposta que une o teatro à pedagogia de ação direta.

Fontes de pesquisa (6)

  • BANU, Georges. Augusto Boal et le projet d’un théâtre autogeré. In: Le théâtre, sorties de secours. Lausanne: L’ Âge d’Homme, 1983.
  • BOAL, Augusto. Stop, c’est magique!. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980.
  • MOSTAÇO, Edelcio. Opressão: o mito oculto do teatro do oprimido. In: O espetáculo autoritário. São Paulo: Proposta, 1993.
  • SCHUTZMAN, Mady; COHEN-CRUZ, Joan. Playing Boal: theatre, therapy, activism. London: Routledge, 1994.
  • ______. Teatro do oprimido e outras poéticas políticas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1977.
  • ______. Teatro legislativo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996.

Teatro do Oprimido

Fonte: Wikipédia

O Teatro do Oprimido ( TO ) descreve formas teatrais que o praticante de teatro brasileiro Augusto Boal elaborou pela primeira vez na década de 1970, inicialmente noBrasil e depois na Europa . Boal foi influenciado pelo trabalho do educador e teórico Paulo Freire . As técnicas de Boal utilizam o teatro como meio de promover mudanças sociais e políticas. No Teatro do Oprimido, o público se torna ativo, de tal forma que, como “espectro-atores”, eles exploram, mostram, analisam e transformam a realidade em que vivem.

Augusto Boal apresentando um workshop sobre o Teatro do Oprimido em Nova York. Riverside Church , 13 de maio de 2008.

História 

O Teatro do Oprimido, termo cunhado por Augusto Boal, é uma série de análises e críticas teatrais desenvolvidas na década de 1950. Boal era um ávido defensor da utilização de técnicas interativas, especialmente no contexto do teatro. Muitas de suas idéias são consideradas como “uma nova perspectiva de mídia”, apesar do nascimento relativamente precoce dessas idéias. Desde então, essas idéias foram desenvolvidas mais, dando-lhes significado em um contexto moderno. A criação do Teatro do Oprimido baseia-se, em grande parte, na idéia de diálogo e interação entre público e performer. Além disso, essas idéias têm servido como uma estrutura para o desenvolvimento e evolução de idéias mais fortes. [1]

Nas palavras de Boal:

O Teatro do Oprimido é o teatro no sentido mais arcaico do termo. Todos os seres humanos são atores – porque atuam – e espectadores – porque observam. Somos todos ‘espectatores’. [1]

O dramaturgo é conhecido não só por sua participação no Teatro de Arena da cidade de São Paulo (1956 a 1970), mas sobretudo por suas teses do Teatro do oprimido.

Sua obra escrita é expressiva. Com 22 livros publicados e traduzidos em mais de vinte línguas, suas concepções são estudadas nas principais escolas de teatro do mundo. O livro Jogos Para Atores e Não Atores trata de um sistema de exercícios (“monólogos corporais”), jogos (diálogos corporais) e técnicas teatrais além de técnicas do teatro-imagem, que, segundo o autor, podem ser utilizadas não só por atores mas por todas as pessoas.

Terminologia 

Joker / Facilitador / Difficultator 

Grande parte do processo teatral de Augusto Boal exige que uma parte neutra esteja no centro do processo. Este indivíduo é geralmente chamado de “facilitador”. Na literatura de Boal, esse papel é referido como o “joker”, em referência à neutralidade do cartão Joker em um baralho de cartas.

Essa pessoa assume a responsabilidade pela logística do processo e assegura um processo justo, mas nunca deve comentar ou intervir no conteúdo do desempenho, pois é da competência dos “espectadores”. A equidade neste contexto significa assegurar que a história do problema, que por sua natureza envolve uma situação de opressão que deve ser superada, não é resolvida pela “magia”, ou seja, que os participantes (os “espectadores”) se concentram na resolução do problema Problema de uma forma tão realista e plausível quanto possível, mesmo que esteja sendo jogado em uma peça teatral ficcional. O resultado deve ser algo como o grupo “brainstorming” sobre problemas sociais dentro da comunidade.

Spect-actor 

Este é um termo criado por Augusto Boal para descrever aqueles envolvidos no teatro do Fórum. Refere-se ao duplo papel dos envolvidos no processo como espectador e ator, pois ambos observam e criam significado dramático e ação em qualquer performance.

Da mesma forma, o termo “espectro-ator” pode ser atribuído aos participantes do teatro invisível (que desconhecem que fazem parte de uma produção teatral, mas contribuem para a discussão) e do teatro de imagens (que, ao visualizar a imagem criada, Pode alterá-lo para refletir suas próprias idéias).

Boal enfatiza a necessidade crítica de evitar o isolamento do público. O termo “espectador” marca os participantes como menos do que humano; Portanto, é necessário humanizá-los, restaurar-lhes a sua capacidade de ação em toda a sua plenitude. Eles também devem ser um sujeito, um ator em plano igual com os aceitos como atores, que também devem ser espectadores. Isso eliminará quaisquer noções da classe dominante e do teatro que retratam seus ideais apenas enquanto os membros da platéia são as vítimas passivas dessas imagens. Desta forma, os espectadores não mais delegam poder aos personagens para pensar ou agir em seu lugar.Libertam-se; Eles pensam e agem por si mesmos. Boal apóia a idéia de que o teatro não é revolucionário em si, mas é um ensaio de revolução. (Wardrip-Fruin, 352) [1]

Filiais principais 

Durante o desenvolvimento do Teatro do Oprimido, Boal trabalhou com muitas populações e experimentou muitas técnicas. Essas técnicas eventualmente se fundiram em diferentes estilos teatrais, cada um usando um processo diferente para alcançar um resultado diferente. Boal muitas vezes organizou esses sistemas teatrais como uma árvore, com imagens, sons e palavras como as raízes, jogos, Teatro de Imagem e Forum Theatre ascendendo até o tronco e, em seguida, outras técnicas representadas como membros decorrentes destes. [2] À medida que mais sistemas evoluíram, Boal e outros fizeram ligeiras modificações às quais técnicas aparecem em vários membros, mas a Árvore de Teatro do Oprimido tem permanecido consistente:

Teatro de imagem 

Artigo principal: Teatro da imagem

O teatro de imagem é uma técnica de desempenho em que uma pessoa, atuando como escultor, molda uma ou mais pessoas que atuam como estátuas, usando apenas o toque e resistir ao uso de palavras ou modelagem de imagem espelhada. Boal afirma que esta forma de teatro é uma das mais estimulantes por causa de sua facilidade de encenação e sua capacidade notável de retratar o pensamento de forma concreta devido à ausência de linguagem idiomática. Cada palavra tem uma denotação comum para todos, bem como uma conotação que é única para cada indivíduo. Cada um terá sua própria interpretação da “revolução”, e demonstrar tal idéia fornece uma compreensão mais clara de sua intenção na definição quando mostrada ao invés de contada. (Wardrip-Fruin, 344). Por exemplo, pode-se “abraçar” o outro de muitas maneiras (de uma maneira apertada, assediante ou uma maneira macia e solta), porém a palavra tem a mesma definição de abraçar outra pessoa nos braços.[1]

Fórum de teatro 

Artigo principal: Teatro do fórum

Participantes em um workshop sobre o Teatro do Oprimido em Nova York. Riverside Church , 13 de maio de 2008.

Ao praticar na América do Sul no início de sua carreira, Boal aplicaria “dramaturgia simultânea “. Neste processo, os atores ou membros da audiência poderia parar um desempenho, muitas vezes uma pequena cena em que um personagem estava sendo oprimido, de alguma forma (por exemplo, um tipicamente machista homem maltratando uma mulher ou proprietário de uma fábrica de maltratar um empregado). Nas primeiras formas de “dramaturgia simultânea”, o público poderia propor qualquer solução, chamando sugestões aos atores que improvisariam as mudanças no palco. [3] Esta foi uma tentativa de desfazer a tradicional audiência / actor partição e trazer membros da audiência para o desempenho, para ter uma entrada para a ação dramática que estavam assistindo.

O Teatro Forum nasceu essencialmente da “dramaturgia simultânea”. O conceito de “espectro-ator” tornou-se uma força dominante dentro e moldou o trabalho teatral de Boal, gradualmente ajudando-o a mudar para o que chamou de Teatro Fórum (devido ao fato de o actor assumir o caráter de uma discussão pública ou série de propostas, Formato dramático). O público agora era encorajado a não apenas imaginar a mudança, mas a praticar essa mudança, entrando no palco como “espectadores-atores” para substituir o protagonista e atuar uma intervenção para “quebrar a opressão”. Através deste processo, o participante também é capaz de perceber e experimentar os desafios de alcançar as melhorias que ele sugeriu (Wardrip-Fruin, 344). [1] Os atores que dão boas-vindas ao spectactor que oferece-se no estágio jogam de encontro às tentativas do spectactor de intervir e de mudar a história, oferecendo uma resistência forte de modo que as dificuldades em fazer toda a mudança sejam reconhecidas igualmente.

Augusto Boal apresentando um workshop sobre o Teatro do Oprimido em Nova York. Riverside Church , 13 de maio de 2008.

Assim, a manifestação atual de Boal no teatro do Fórum é a seguinte: os atores (atores profissionais ou não profissionais oriundos de comunidades oprimidas) executam um jogo com um núcleo de roteiro, no qual uma opressão relevante para o público é jogada fora. Depois de chegar à conclusão, em que o (s) personagem (s) oprimido (s) não derruba sua opressão, os atores começam a produção novamente, embora muitas vezes em uma forma condensada. Em qualquer ponto durante este segundo desempenho, qualquer espectro-ator pode chamar “parar!” E tomar o lugar do ator retratando o indivíduo oprimido (este ator permanece no palco, mas ao lado, dando sugestões para o espectro-ator que o substituiu).

Se e quando a opressão foi derrubada pelos espectro-atores, a produção muda de novo: os espectadores têm agora a oportunidade de substituir os opressores e encontrar novas maneiras de desafiar o caráter oprimido. Desta forma, uma representação mais realista da opressão pode ser feita pelo público, que muitas vezes são vítimas da opressão. Todo o processo é projetado para ser dialético , chegando a uma conclusão através da consideração de argumentos opostos, em vez de didático , em que o argumento moral é unilateral e empurrado dos atores sem chance de resposta ou contra-argumento.

Boal esclarece que esta prática não se destina a mostrar o caminho correto, mas sim a descobrir todos os caminhos possíveis que podem ser mais aprofundados. O teatro em si não é revolucionário; Mas oferece uma chance de ensaiar para a revolução. Os espectadores aprendem muito da promulgação mesmo que a atuação seja ficção, porque a ficção simula situações, problemas e soluções da vida real. Estimula a prática da resistência à opressão na realidade, e oferece um “espaço seguro” para praticar a mudança. Quando enfrentados na realidade com uma situação similar que ensaiaram no teatro, os participantes que experimentaram o Teatro do Fórum idealmente desejarão ser proativos, e terão a coragem de quebrar situações opressivas na vida real, já que se sentem muito mais preparados e confiantes em Resolver o conflito. Outra maneira de pensar sobre isso é que ensaiando as ações ajuda spectactors para desenvolver sua própria coragem e faz com que desejem ação para a mudança na vida real. A prática desta forma cria um senso inquietante de incompletude que busca satisfação através da ação real. (Wardrip-Fruin, 346) [1]

Teatro invisível [

Artigo principal : Teatro invisível

Uma forma de representação teatral que é decretada em um lugar onde as pessoas normalmente não esperam ver um, por exemplo, na rua ou em um shopping center.Os atores tentam disfarçar o fato de que é uma performance daqueles que observam e que podem optar por participar dela, incentivando os espectadores a vê-la como um evento real. O praticante teatral brasileiro Augusto Boal & Panagiotis Assimakopoulos desenvolveu a forma durante seu tempo na Argentina na década de 1970 como parte de seu Teatro do Oprimido, que se concentrou na opressão e questões sociais.

Jornal teatro 

Um sistema de técnicas concebido para dar ao público uma forma de transformar artigos de notícias diárias ou quaisquer peças não dramáticas para cena teatral. As estratégias são as seguintes (Wardrip-Fruin, 346): [1]

  • Leitura Simples : notícias lidas, destacadas do contexto do jornal (o que o torna falso ou controverso).
  • Leitura Cruzada : duas notícias são lidas em forma alternada, complementando ou contrastando uma à outra em uma nova dimensão.
  • Leitura Complementar : as informações geralmente omitidas pela classe dominante são adicionadas à notícia.
  • Leitura rítmica : o artigo é lido para um ritmo (musical), por isso atua como um “filtro” crítico da notícia, revelando o verdadeiro conteúdo inicialmente ocultado no jornal.
  • Ação paralela : os atores imitam as ações enquanto a notícia está sendo lida. Ouve-se a notícia e observa seu complemento visual.
  • Improvisação : a notícia é improvisada no palco para explorar todas as suas variantes e possibilidades.
  • Histórico : os dados recolhidos de momentos históricos, eventos em outros países, ou em sistemas sociais são adicionados à notícia.
  • Reforço : o artigo é lido acompanhado de canções, slides ou materiais publicitários.
  • Concretização do Resumo : conteúdo abstrato em notícias é concretizado em palco, ou seja, fome, desemprego, etc.
  • Texto fora do Contexto : a notícia é apresentada fora do contexto em que foi originalmente publicada.

Arco-íris do desejo 

Rainbow of Desire é uma técnica e também uma família de técnicas explicada por Boal em seu livro do mesmo nome. As técnicas do arco-íris provêm do teatro de imagens e tendem a se concentrar em formas de opressão internalizada desempenhadas por um protagonista em relação a um antagonista . Enquanto em seu trabalho anterior Boal evitou o uso do Teatro do Oprimido como ” terapia de drama “, ele mais tarde começou a abraçar essas técnicas mais introspectivas como uma forma de “teatro e terapia”. [4]

Teatro legislativo 

Quando Boal foi um Vereador ( vereador ), no Rio de Janeiro, ele criou uma nova forma de teatro chamado “teatro legislativo” para dar a seus eleitores a oportunidade de expressar suas opiniões. O objectivo é abrir um diálogo entre os cidadãos e as entidades institucionais para que haja um fluxo de poder entre os dois grupos. Boal chama esse tipo de processo legislativo de “democracia transitiva”, que se situa entre a democracia direta (praticada na Grécia antiga) ea democracia delegada. [5] É semelhante ao teatro do fórum; No entanto, o tema da produção é baseado em uma lei proposta a ser aprovada. Os atores-espectadores podem subir ao palco e expressar suas opiniões, ajudando assim na criação de novas leis. Cerca de 13 leis foram criadas através do teatro legislativo durante o tempo de Boal no governo. A técnica tem sido desde então utilizada no exterior em países como o Canadá eo Reino Unido .

Outras técnicas

Teatro analítico 

Uma história é contada por um dos participantes e imediatamente os atores improvisam. Depois cada personagem é dividido em seus papéis sociais e os participantes são convidados a escolher um objeto físico para simbolizar cada papel. Por exemplo, para uma comunidade o símbolo para o chefe da família pode ser um cofrinho, uma vez que esse indivíduo é quem controla as finanças (poder). Tendo analisado os personagens, uma nova tentativa de contar a história é feita, no entanto desta vez removendo alguns dos símbolos de cada personagem e, conseqüentemente, alguns papéis sociais também. Por exemplo, a história seria percebida de forma diferente se o ladrão tivesse o uniforme da polícia eo refém possuísse um revólver. Através desse método, os participantes perceberão que as ações humanas não são o resultado exclusivo e primitivo da psicologia humana; O indivíduo fala de sua classe também. (Wardrip-Fruin, 351) [1]

Quebra da repressão 

Boal explica que a técnica de quebrar a repressão envolve pedir ao participante para se lembrar de um momento particular quando ele ou ela se sentiu especialmente reprimida, aceitou e submeteu a agir de forma contrária aos seus próprios desejos. É necessário, explica ele, que a escolha seja um incidente particular e não um sentimento geral de opressão. O participante descreve esse incidente, que é então reconstruído e reencenado com outros participantes de sua escolha. Este desempenho é repetido, exceto que desta vez o reprimido é convidado a lutar para impor a sua vontade, enquanto os outros envolvidos são convidados a manter a repressão.

O conflito que resulta ajuda a medir a possibilidade de se resistir em situações em que não se faz, assim como medir a verdadeira força do inimigo. Tendo ensaiado uma resistência à opressão prepara o indivíduo a resistir eficazmente em situações semelhantes que podem ser encontradas no futuro. (Wardrip-Fruin, 349) [1]

Boal afirma que o processo a ser realizado ao fazer este tipo de teatro é aquele que sobe do fenômeno para a lei; A partir dos fenômenos apresentados no enredo para as leis sociais que governam esses fenômenos. (Wardrip-Fruin, 349) [1]

Foto romance 

O romance da foto é uma narrativa romântica ilustrada com fotografias seqüenciais no estilo de uma banda desenhada, publicada geralmente em compartimentos e tal.A técnica envolve introduzir aos participantes a trama geral sem revelar a fonte do romance fotográfico. Em seguida, os participantes são convidados a representar a história, que é então comparado com a história real como descrito na fonte. As diferenças são discutidas posteriormente.

Uma história particular interpretada e interpretada pode ser previsível e patética, no entanto, ao mesmo tempo, esse resultado serve como um magnífico exemplo de percepção ideológica. Boal argumenta que, se eles primeiro interpretarem a própria história, então depois leram a versão original, os participantes não mais assumirão uma atitude passiva, expectante, mas sim uma crítica, comparativa. Eles também estarão preparados para detectar o veneno infiltrando as páginas dessas histórias fotográficas, ou os quadrinhos e outras formas de dominação cultural e ideológica. Esta técnica também é útil para analisar programas de televisão, uma fonte dominante de veneno dirigido contra o povo. (Wardrip-Fruin, 349) [1]

Rituais e máscaras 

Esta técnica tenta revelar a superestrutura ideológica de uma sociedade na forma de seus rituais. “Rituais” neste sentido descreve os padrões das relações humanas e as máscaras de comportamento que esses padrões impõem aos participantes de acordo com os papéis que desempenham na sociedade. Por exemplo: um homem vai a um padre para confessar seus pecados; Apesar das identidades individuais do homem e do sacerdote (isto é, o sacerdote e o paroquiano são senhorios, o padre é senhorio e o paroquiano é um camponês, etc.) o padrão de comportamento permanecerá o mesmo que outros exemplos dessa interação. Isto fará com que os cenários diferentes joguem para fora mesmo que a confissão seja a mesma. Boal argumenta que esta é uma técnica extraordinariamente rica que tem muitas variantes: por exemplo, o mesmo ritual pode ser explorado por seus participantes trocando máscaras ou pode ser decretado por pessoas de diferentes classes sociais. [1]

Organizações 

Teatro internacional da organização oprimida 

Inspirado por Augusto Boal, esta Organização une outros grupos do Teatro dos Oprimidos. A idéia é que outros ajudarão grupos se organizam e criam novos centros para Teatros do Oprimido. Existem links para outras organizações envolvidas com esses projetos para que qualquer pessoa possa contatar qualquer outra pessoa envolvida. [6] Esta Organização on-line permite que outras pessoas compartilhem informações sobre o Teatro do Oprimido.

A maior organização única na rede Theatre of the Oppressed é Jana Sanskriti. Criado por Sanjoy Ganguly no Sunderbans, uma área rural fora de Calcutá, na Baía de Bengala, Jana Sanskriti tem uma adesão de mais de 40.000, 30 equipes de teatro e um impressionante registro de arte e ativismo que resultou em grandes melhorias na saúde, Infraestrutura, benefícios sociais, educação e conscientização social na região. [7] As idéias de Boal têm sido amplamente aceito e utilizado por grupos de teatro em Moçambique após o fim da guerra civil em 1992, para explicar a necessidade de reconciliação e para discutir temas como evitar as minas terrestres, votar nas primeiras eleições democráticas e os direitos dos Camponeses sob a nova lei de terras. O Grupo de Teatro dos Oprimidos – Maputo foi fundado em 2001 depois de Alvim Cossa ter passado seis meses estudando metodologia de teatro no Rio de Janeiro por uma doação da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. Apresentou peças como ” O meu marido está em negação”, documentado como um filme de Rogério Manjate , que discute a prevenção e o tratamento do HIV / SIDA. Este jogo é apresentado em locais públicos – mercados, escolas e empresas – e o público é convidado a participar e apresentar suas próprias soluções para as relações de poder desiguais mostradas na peça. O resultado é mais eficaz do que uma palestra em português ou a distribuição de material escrito a uma população largamente analfabeta. [8]

Centro de Diálogo Comunitário e Mudança 

Centro de Diálogo e Mudança Comunitária (CCDC) é uma organização baseada em Bengaluru, Índia, que se dedica à promoção do Teatro do Oprimido principalmente na educação, bem como humanidades médicas. CCDC realizou muitas oficinas entre a população diversa na Índia, bem como no exterior. [9]

Grupo de humanidades médicas, UCMS 

Infinite Ability , o grupo de especialidade de deficiência dentro do Grupo de Humanidades Médicas da Faculdade Universitária de Ciências Médicas (UCMS), Deli, Índia e CCDC organizou o primeiro teatro do Oppressed workshop para estudantes de medicina em Delhi em 2011. [10] [11] Ambos os grupos estão promovendo o teatro dos oprimidos no sul da Ásia. [12]