Consciência Integral: Saberes e Práticas Integrativas – Autoconsciência e Autorealização


Consciência Integral: Saberes e Práticas Integrativas -Autoconsciência e Autorealização

Neste curso são ministrados os Saberes essenciais parao entendimento do processo para o despertar da consciência, a qualidade de vida, de trabalho, saúde física e psíquica

1- Os Saberes:images

Programa  Brahman Yoga Vidya: O Yoga Integral – Sabedoria da Consciência 

A Sabedoria da CONSCIÊNCIA Plena –  Sabedoria do Yoga Integral – Sabedoria Original – ; 

(Prioriza-se as Teorias e Práticas Meditativas e afins – treinamento mental e despertar da consciência , auxiliadas por técnicas biopsíquicas do Yoga)
Brahman Yoga Vidya: Sabedoria da CONSCIÊNCIA e CONFRATERNIDADE PLENAS – Yoga Integral Original 

O propósito é o estudo da Sabedoria que promovem de Autoconsciência e Autorealização através da Meditação ou práticas meditativas  (podem também serem auxiliadas por práticas físicas, como posturas e movimentos para purificação do corpo, quando necessárias)Este curso é sobre o Yoga da Sabedoria da ‘Consciência’ (consciência plena ou pura) ou da  ‘PLENITUDE’ – ou Sabedoria do Absoluto –  Brahman Yoga Vidya ou somente Brahman Vidya ou Suddha Vidya; Sabedoria Pura (a pureza ou claridade é a base da Consciência)

(obs: Brahman significa absoluto, é diferente de Brahma, um dos deuses da trindade hindu – além disso aqui neste curso a palavra Brahman esta realmente no lugar de ParaBrahman, ou Absoluto Supremo ou seja a PLENITUDE)

Programa Brahman Yoga Vidya; A Sabedoria da Consciência – O YOGA INTEGRAL Original

(Ênfase nas Práticas Meditativas, de controle da mente e despertar da consciência, com auxilio das práticas bioenergéticas para saúde corporal): 

Este programa é baseado em obras tradicionais da Sabedoria Perene – Suddha Sanatana Dharma  (a sabedoria original, pura dos Rishis e Budhas do oriente) priorizando a sabedoria original do  Yoga

Na origem esta sabedoria era totalmente integrada, não havia divisões em linhas, abordagens, escolas, mas isso acabou ocorrendo posteriormente (milenios depois), assim para fins educacionais devido a familiaridade e tradicionalidade, neste curso, sistematizamos estes ensinamentos de acordo com as linhas tradicionais que os adaptaram, porém o fazemos de forma integrada e recuperando conceitos mais originais e perenes perdidos ou deturpados. Por isso, este curso estuda-se e vivencia-se a base dos caminhos sagrados de Raja Yoga, Jnana Yoga, Bhakti Yoga, Karma Yoga, Yogacara  (Yogacharya, Yogachara ou Vijnanavada,  de Assanga / Maitreya), Vajra Yoga (com conceitos do Tantra original incluindo Prana Yoga –  os asanas, mudras etc usadas no posterior Hatha Yoga) e Gupta Vidya (vidya= sabedoria, gupta= oculta, preservada, guardada, escondida).

Brahman Yoga Vidya é a Sabedoria e Yoga Original  (Adi Vidya – Adi Yoga, MulaYoga), Yoga  Integral (Purnayoga), Yoga Síntese (Samyoga) ou SuddhaYoga (Yoga Puro) e se baseia nos ensinamentos da verdadeira grande SUDDHA DHARMA MANDALAM*, O Grande Círculo ou confraternidade de sábios, rishis, e sábias sacerdotisas, shaktis que viviam, trabalhando espiritualmente para auxiliar os seres e ensinar a verdadeira sabedoria universal no interior de cavernas em florestas e grutas discretas em partes remotas do Himalaia, principalmente na região de Ladakh, Kashimir, Srinagar, Pamir na Índia, há muito mais de 8000 anos. Engloba ensinamentos que posteriormente se nomeou de Yoga, Tantra (o original), Sri Vidya, tardiamente na sabedoria que derivou o Budismo (como sabedoria e não como religião).

Nesta Sabedoria prioriza-se estudos e práticas chaves (meditações e uso de imagens mentais) para a autoconsciência e autorealização plena, pois foca os conhecimentos mais avançados e indispensáveis para reflexão e meditação que leva aos insights necessário do despertar.

A prática física aqui é apenas como auxiliar para se conseguir a postura mais correta possível para ampliar os efeitos da meditação e para saúde corporal; ou seja é complementar, como no verdadeiro Yoga original.

Finalidade do curso:

. Compreender e aplicar os conhecimentos essenciais do caminho de libertação e iluminação para manter-se presente, perceptivo, plenamente consciente em todo o espaço tempo (lugar / momento) de sua vida, realizando o seu verdadeiro propósito desta sua jornada.

Compreender e habilitar-se na arte da meditação (Samatha, Vipassana, Dharana, Dhyana, Imaginação diretiva e criativa – Imagens mentais  ou Imagery) para despertar e saúde física, mental e psíquica.

O programa compreende:

– O Yoga da Consciência e Confraternidade Plenas: PLENITUDE: CONSCIÊNCIA E CONFRATERNIDADE INFINITAS

Módulos ou Partes e Níveis:

O coerente a original, onde o conhecimento abrange um todo, para que seja entendido realmente a idéia, o propósito e a forma do Brahama Yoga Vidya e vai avançando para a essência do processo. Isso facilita a absorção do conhecimento, um entendimento  maior auxiliando muito mais nas práticas, melhorando o entendimento do ‘trabalho’ como um todo e propiciando a multiplicação com mais eficiência – principalmente no caso dos instrutores

 Temas trabalhados no curso Brahman Yoga Vidya

A Sabedoria e O Sistema do Yoga

  1. – O Sanatana Dharma Sabedoria Perene, as escolas do Yoga e procedentes e A Sabedoria Iniciática: Sanátana Dharma, a verdade ou lei eterna – Sabedoria Perene – Yoga na literatura hindu, mitologia e cultura hindus, noções de sânscrito etc:
  2. – Os conceitos comuns da Sabedoria Perene e Iniciática:  A base dos conhecimentos para a mente meditativa ou desperta (Relação do yoga indiano com os conceitos correlatos chinês e tibetano (filosofia e prática) e conceitos similares de outras sabedorias antigas e iniciáticas)
  3. – Entendendo a Teoria e práticas de: Raja Yoga (Yoga Real – yoga óctuplo de Patanjali – síntese do yoga), Jnana Yoga (Yoga da sabedoria – conhecimento superior), Bhakti Yoga (Yoga da devoção, do amor), Karma Yoga (Yoga da ação – ação desapegada do ego), Hatha Yoga (Yoga das ‘forças’: união ou harmonia das ou forças/ polaridades sol/lua – masculino e feminino), Tantra yoga, Shakti Yoga (Yoga do poder ou do princípio feminino) e seus paralelos com a sabedoria oriental que deu origem ao Bon, Budismo, Taoísmo e afins (Xamanismo – siberiano, tolteka, huna, druidismo, estudos da psicologia oriental e ocidental Junguiana, de Ken Wilber e outros, mitologia, teosofia, teurgia, Kaballah) – Tradição e transmissão
  4. – Aplicação destes sistemas na atualidade – o ser humano e seu mundo em transformação
  5. – Consciência Plena e Espiritualidade: Transformando energia em consciência
  6. – Compreendendo: Autocosnciência, Integração do poder-sabedoria interior, despertar, libertação, Iluminação,  Autorealização, Paz e Plenitude Infinitas.
  7. – Dharma, as conhecidas leis herméticas e os sete princípios que permeiam toda a vida:  A base para entender os propósitos da vida humana (Mentalismo – tudo em tudo;  Dimensões (correspondência) Atemporalidade;  Insubstancialidade (vibração – som, luz e forma); . Interdependência, (não-eu, vacuidade, plenitude) – inferência – polaridade; Impermanência – ritmo (insatisfatoriedade 9 maneiras); Mecanismo de causa e efeito – karma; . Gênero: energia e consciência
  8. – O sistema do Yoga como base: sua importância, sua influência, sua abrangência,  adaptabilidade e abertura.
  9. – Definições do Yoga – (União, prática espiritual mística, um dos 6 sistemas filosóficos ou escolas clássicas de pensamento hindus (dárshanas) – Sobre a sabedoria, filosofia do yoga e a influência tanto da religiosidade indiana como do ‘foco no corpo’ da cultura ocidental; a relação com a psicologia ocidental, as comprovações científicas dos efeitos maravilhosos da meditação, das visualizações e dos benefícios da prática psicofísica.
  10.  – História do Yoga: . historiografia indiana em nove fases: Pré-Vêdica (6.500-4.500 a.C.), Vêdica (4.500-2.500 a.C.), Bramânica (2.500-1.500 a.C.), Pós-Vêdica ou ‘Upanishádica’ (1.500-1.000 a.C.), Pré-Clássica (1.000-100 a.C.), Clássica (100 a.C.–500 d.C.), Tântrica/Purânica (500-1300), Sectária (1.300-1.700) e Moderna (a partir de 1.700). –
  11. -Principais linhas ou métodos do Yoga:

12. – literaturas dos sistemas filosóficos: . base de estudo das Upaniṣads do Yoga e Bhagavadgita

13. – Dárshana (“pontos de vista”): escolas dualistas e não dualistas, ou sistemas metafísicos–filosóficos: 1-  Ásticas (com base nos Vedas): Vedanta, Mimansa, Vaisesika, Nyaya, Astanga Yoga, Samkhya. 2- Nasticas (ou heterodoxas): Charvaka, Jaina, Baudha

Raja Yoga –  O Yoga Real na origem e por Patanjali

Estudando a base do Yoga Sutras de Patanjali (A sabedoria do Yoga, conhecido como Raja Yoga, é o sistema que abarca todos os aspectos do indivíduo – físico, mental, social e espiritual, porém trabalhando com a mente, aprendendo a ‘dominá-la’ e ‘religa-la’, ‘uni-la’com seu verdadeiro Eu. Raja Yoga é sabedoria que usa a ciência do autodomínio, autoconsciência objetivando a consciência elevada.)

  1. – Cosmogênese basica: O processos de Manifestação, Autoconsciência e Autorealização – Cosmologia (Maya, samsara, nirvana, origem do universo, a unidade, planos de existência, polaridade, manifestação)
  2. – Compreendendo: O corpo, a personalidade, a mente, o Ego, a Alma, o Eu e a Consciência Plena — Consciente / inconsciente – os níveis de consiência: Os três aspectos do Ser – consciente, subconsciente, supra-consciente -Interação dos três Eus no mundo onírico
  3. – O Eu, o Outro, o Mundo; a verdade relativa; as realidades experiênciadas e a realidade Absoluta
  4. – Anatomia sutil: corpos sutis – veículos, invólucros da consciência (shaptakaya – koshas)  , centros de energia (chakras), canais de energia (nadis), energias sutis e supra sutis.
  5. – Sutras de Patanjali na interpretação de Vivekananda, Rohit Mehta e B.K.S. Iyengar: Técnicas e métodos do Raja Yoga: oito passos que compõem o sistema de Patañjali – Despertando o Poder-Sabedoria Interior: Yoga Sutra de Patáñjali: quatro capítulos, intitulados pela ordem: Samadhi Pada (51 aforismos), Sadhana Pada (55 aforismos), Vibhuti Pada (55 aforismos) e Kaivalya Pada (34 aforismos) –(ou pode ser 196 sutras).
  6. – Métodos aplicados nestes sistemas: Meditação, asanas, movimentos psicofísicos energéticos, uso de ervas, visualizações, sintonizações, sugestões, afirmações, mantras  e outros.
  7. – Os fundamentos da prática:
    . Propósito: iniciativa, vontade e disciplina; Concentração e imaginação; Convicção: receptividade e trabalho incondicional – Fé; Senso de unicidade e interdependência. Amor etc.
  8. –  Práticas externas ou preparatórias do Raja Yoga: -Ética – desenvolvendo virtudes: Yama – disciplina – antídotos para os condicionamentos individuais e sociais, Niyama – autodomínio – Padrões comportamentais internos e externos para autopurificação. B-Despertando e direcionando energia: Asana – ‘assento onde repousa o yogui’ – São as posturas psicofísicas que conferem firmeza e estabilidade ao corpo e à mente, Pranayama – Controle e expansão da energia vital, prana.
  9. . Praticas Internas ou meditativas do Raja Yoga: – Controle da mente: Pratyahara – Libertação da mente do jugo dos sentidos e das formas externas, estado de relaxamento profundo e consciente, preparatório para a meditação, Dharana – Atenção extrema, ou concentração, D-Transcendendo a mente: Dhyana – Concentração extrema, ou meditação. Enfim o ápice da atenção, Samadhi – Iluminação ou a manutenção desse estado de pura consciência (dharana, dhyana e samadhi= samyama)
  10. – A estrutura da mente e os mecanismos de identificação. Padrões mentais (samskaras), . A plena atenção, estar presente no agora .
  11. – Tipos de meditação: Meditação reflexiva, contemplativa e estabilizadora: (vipassana, samatha)
  12. – Sobre a Mente: a estrutura da mente e seus mecanismos de identificação.
  13. – Métodos de despertar –
  14. – Os sete compromissos do caminho do despertar
  15. – processo do despertar – As virtudes da mente
  16. – Métodos de Meditação, domínio e transcendência da mente
  17. – As qualidades essenciais da prática de compreender a mente
  18. . Os poderes da prática de integrar a mente
  19. . Os poderes da prática de libertar a mente (os  poderes do discípulo)
  20. .  Os obstáculos da meditação
  21. – As práticas do libertar a mente
  22. – Aprofundamento das técnicas de Meditação
  23. – As duas dimensões do Ser: O manifesto, O Não-manifesto

Bhakti Yoga – Bhakti Karuna Yoga

No sânscrito e velho Hindi, o substantivo bhakti é derivado do verbo raiz bhaj, cujos significados incluem “a partilhar”, “pertencer” e “adorar”.  Também ocorre em compostos em que significa “ser uma parte “e” o que pertence ou está contida em outra coisa “.  Devoção “como uma tradução não transmite completamente os aspectos mais importantes de bhakti que é o sentido de participação que é fundamental para a relação com os seres e aspectos divinos, e sentimento intenso que é mais tipicamente associada com a palavra “amor”. Uma interpretação advaita de bhakti é a de realização da união com a natureza essencial da realidade como Ananda, ou bem-aventurança divina. Uma tradução mais literal de bhakti é “participação”. O sábio Narada define Bhakti como “amor intenso” pela Divindade (A grande Consciência Cósmica). Do mesmo modo sábio Shandilya define Bhakti como “atração intensa” pela Divindade; ou seja estar totalmente receptivo a Consciência, Sabedoria Cósmica. Aquele que pratica bhakti é chamado de bhakta.

Karuna  significa qualquer ação que é tomada para diminuir o sofrimento ou noção de insatisfação dos outros e também pode ser traduzido como “ação compassiva”. Karuna é a qualidade motivadora de todos os seres iluminados trabalhando para acabar com o sofrimento na Terra. Ação compassiva em direção a si mesmo e todos os seres vivos

Karuna e Mettā são complementares: Karuna é o desejo de remover dano e sofrimento(ahita- dukkha -apanaya-Kamata: insatisfação) de outras pessoas, enquanto Mettā é o desejo de trazer o bem-estar e felicidade.

Karma Yoga – Yoga da ação, é uma forma de yoga de disciplina de integração pela ação. É o processo de alcançar a perfeição em toda a ação. Karma Yoga é muitas vezes entendida como uma yoga do serviço ou trabalho abnegado (altruísta) ou seja com total desapego pelo fruto da ação e pelas limitações para a ação.

– Sobre o verdadeiro Amor, o Amor altruísta, a entrega ao nosso verdadeiro Eu, a Unidade e a Totalidade.   Bhakti é um intenso amor divino que se expande pelo amor a todos os seres. Bhakti é devoção através do Amor,Esta é a forma mais simples e mais natural para se alcançar a Auto-Realização. Vai além de qualquer religião ou crença numa forma específica divina.

Jnana Yoga e Advaita: A Sabedoria da não dualidade

Jnana Yoga é sistema de yoga que tem como caminho o conhecimento, ou melhor sabedoria, o discernimento intelectual e abstrato. É a sabedoria vivenciada dentro de um ser. Jnana Yoga é Yoga do Discernimento – A Sabedoria da Não Dualidade. Seu propósito é reorientar a mente e as emoções para uma percepção mais real e verdadeira de si mesmo, da vida e do mundo, para que se possa vivenciar a Realidade do Ser, da Alma e do Espírito ou Consciência Universal, a Verdade Única, que é pré-existente e imutável.Vai além de entender uma filosofia, de decorar escrituras, vai além da mente racional ou analítica e exige o desenvolvimento da mente de síntese.

  1. – Histórico Vedanta ( “a parte final (ou conclusão) dos Vedas”),  Upanishads, o Sábio Shankara –  Advaita (“não-dualidade”),
    –  Estudos dos textos sobre Jnana Yoga ( incluindo Advaita Vedanta de Shankaracharya,  Ramana Maharshi, Ramakrishna, Vivekananda e Yoga Integral de Sri Aroubindo):
  2. – A base da Sabedoria do Jnana e Advaita: o Absoluto (Brahma – Ser-Consciência-Beatitude – sat-chit-ananda- ) ,  sua imutabilidade, a infinitude e insubstancialidade,
    . a  Realidade, a irrealidade do mundo (e de toda a ‘criação’), o poder da ilusão (maya).
    .  A negatividade da criação, a não existência do “externo ou outro” ou “diferente” do Absoluto.
    . A transitoriedade, a limitação e a  irrealidade do mundo, dos fenômenos e dos seres.
    . “a alma individual (jiva) – apesar de ser parte do mundo ilusório –  não é diferente do absoluto“.
    . a “testemunha” que há por trás da  (a Consciência) alma individual
    . a ilusão, ou ignorância espiritual, não é real, mas apenas uma falsa-percepção
    . Maya (ilusão cósmica) como causa do surgimento do universo
    . avidya (ignorância individual) como responsável por o Absoluto Ser parecer ser uma multidão de almas individuais (jivas).
    .  “Através da ação inexplicável da ignorância, o Absoluto ou Eu Real (Brahman ou Atman), cuja natureza é Ser-Consciência-Beatitude, encontra-se preso em um complexo corpo-mente, acreditando-se e vivendo como se fosse um ser limitado e individual, enquanto que na verdade é apenas existência impessoal e eterna.”
    .  sonho, engano e miragem de tudo que existe.
  3. – O obstáculo principal à liberação da alma (moksha ou mukti): a  falsa identificação do eu com o corpo-mente –  a ilusão de que o corpo-mente é “eu” ou “meu”, que estamos circunscritos a ele.
    . a remoção dessa ilusão  obtida pelo processo inverso de “des-superimposição”. Para isso o aspirante à iluminação deve desenvolver as seguintes características:
    . Discernimento espiritual (viveka): saber separar o Real do irreal, o eterno do transitório, e ter a convicção de que apenas o Absoluto é real e tudo o resto é ilusão;
    .  Desapego: (vairagya): não desejar nada, nem neste mundo nem em vindouros. Não buscar a felicidade em nada que não seja o Eu Real;
    .  Seis virtudes: serenidade, autocontrole, cessação das atividades, equanimidade, concentração mental, e confiança (nos ensinamentos sobre a Realidade);
    .  Desejo forte pela libertação (mumukshutva): desejar iluminação de forma equivocada, como se isso fosse realmente a exclusão de todo o ‘resto’.
    . refletir sobre a Realidade (o Absoluto)  até convencer-se completamente do seu conteúdo (manana) e meditar sobre ela (nididhyasana) até que a ilusão de ser um corpo-mente desapareça (samadhi).
    . rejeitar a atenção a qualquer coisa que não seja o Eu Real, através da prática neti, neti, que literalmente significa “não isto, não isto”. Também, através da repetição das chamadas “grandes frases” (mahavakyas), eliminar a falsa impressão de que somos uma personalidade ou individualidade e descobrir nosso verdadeiro ser.

Yogacara ou Yogacarya / Yogacharya (yoga prática) (meditação) ou Vijñanavada (o Caminho da Consciência/mente) – Sintetizando o processo

Yogacara (em sânscrito, literalmente: “a prática do yoga”, “aquele cuja prática é yoga”, “caminho da união pela prática”, “caminho particular samadhi”, “comportamento de yogui”) é uma influente escola de sabedoria oriental, principalmente budista,  de psicologia oriental enfatizando a fenomenologia  através do foco interior de práticas de meditação e yoga meditativa.

– As profundidades da Plena Atenção: TRANSCENDÊNCIA

Os textos mais importantes para a tradição Yogacara (Yoga prática – pratica no sentido de meditação) original são os “Cinco tratados de Maitreya” . Estes textos foram escritos pela grande sábio mestre Asanga Bodhisattva através dos ensinamentos de seu Mestre Maitreya, sendo Assanga o fundador real da escola Yogacra escola, no século IV d.C.

Os livros conhecidos são os seguintes: (há divergências nos nomes traduzidos)

– Ornamento à Clara Realização (Abhisamaya-alankara , Tibetano: mNgon-par-rtogs Pa’i rgyan)

– Ornamento para os Sutras do Grande Veículo (Mahāyāna-sutra alankara , Tib. theg-pa chen-po’i mdo-sde’i rgyan)

– Continuum Sublime  (Ratna-gotra-vibhāga , Tib. theg-pa chen-po rgyud bla-ma’i bstan)

– Distinguindo Fenômenos e Ser Puro (Dharma-Dharmata vibhāga , Tib. chos-dang-chos nyid rnam-par ‘byed-pa)

– Distinguindo o Meio dos Extremos (Madhyānta-vibhāga , Tib. dbus-dang mtha ‘rnam-par’ byed-pa)

Vasubandhu foi também um sábio e meio-irmão de Assanga e escreveu três textos fundamentais da Yogacara:

– Trisvabhāva-Nirdesa (Tratado sobre as três naturezas, Tib. Rang-bzhin gsum nges-par bstan)

– Viṃśaṭikā-karika (Tratado em Vinte Estâncias)

– Triṃśikaikā-karika (Tratado de Trinta Estâncias)

Ele também escreveu um importante comentário sobre a Madhyantavibhaṅga.

Asanga também teve acesso ao ensinamento esotérico (oculto ou secreto) de Maitreya que foi transmitido apenas para discípulos mais avançados (os livros secretos de Maitreya).

O Grande Maitreya

Maitreya (sânscrito – benevolente, bondoso, construtor, arquiteto, sem igual, três mundos ou matérias, três mães, Mitra – amigo) em Tibetano é Jamgon ou Jampa (ou Byams Pa), o rei de Tushita (ou Terra Pura de Tushita / Shambalha), em pali Metteyya ( amigo, a língua dos primeiros escritos budistas).  Em alguns literaturas budistas, como o Sutra Amitabha e o Sutra de Lótus , ele ou ela é referida como Ajita Bodhisattva. Budha significa um ser Iluminado. Em diversas obras antigas de Sabedoria Perene, na Índia e no Tibet, está claramente exposto que Maitreya seria o próximo Budha instrutor após Buda Shakyamuni (Sidharta Gautama como humano).  Somente a época é divergente entre os diversos textos, mas sabe-se que Maitreya viria também, como Budha Shakyamuni, porém de outra forma, para ensinar o puro dharma (os princípios ou leis universais e como estar em total sintonia ou, melhor, estar integrado a eles, ou seja, os processos de libertação e iluminação para os seres nesta era vindoura). Os livros escritos por Assanga de Maitreya contém a base destes ensinamentos.

Shakyamuni deu ensinamentos que são compostos de dois tipos: o profundo e o vasto. O Buda ensinou o vasto a Maitreya, que depois ensinou a Asanga, que então ensinou o seu irmão Vasubandhu, e assim por diante.

O conceito de amizade, fraternidade é muito importante no Caminho ou Yoga. Kalyana-mittatā (Pali ; Skt. :-mitratā) é um conceito de “amizade espiritual” dentro da vida comunitária, aplicável tanto aos relacionamentos entre professor e aluno, como entre os que se apoiam no Caminho. “Bom amigo”, “amigo virtuoso”, “nobre amigo” ou “amigo admirável” (Kalyana-mitta,-mitra). Este conceito esta relacionado também a Maitreya (Maitri é amigo em sanscrito)

Meditação na tradição Yogacara

Como o nome da escola sugere, a prática da meditação era central para a tradição Yogacara. Manual de Prática perscreve a prática da atenção plena do corpo, sentimentos, pensamentos e darmas (leis ou princípios universais, propósitos superiores) em si e dos outros, dos quais uma compreensão da não-diferenciação de si e do outro deve surgir. Este processo é conhecido na tradição Yogacara como “virando-se na base” (asraya-parāvrtti), a base sendo o alayavijnana ( a oitava e mais alta consciência).

 Jnana siginifica conhecimento real ou consciência não-dual e vajra, indestrutível como diamante e raio, yoga significa união com o absoluto, vazio luminoso ou plenitude, junção ou também disciplina, caminho para esta união. Assim Jnanavajra Yoga é a Yoga ou caminho do conhecimento ou consciência adamantina, ou indestrutível, radiante ou Consciência Luminosa – Yoga da Consciência Plena ou Plenitude.

As bases teóricas e práticas desta fase:

. combinando com textos de Krishnamurti, Joko Beck, Thich Nhat Hanh e dos filósofos ocidentais Eckart Tollen e Ken Wilber (que integra uma visão moderna dos ensinamentos sobre libertação relacionados a esta abordagem)

. estudo dos 5 livros do grande sábio bodhisatwa Assanga / Maitreya que foram a base para o Lamrim (O Caminho Completo para a Libertação e Iluminação – escrito pelo sábio Atisha)

. integrando estudos sobre Meditação, a mente e o cérebro e sobre a Meditação Integrativa (prática de meditação que integra samatha, vipassana para integração da sabedoria interior e visualização ativa e criativa para orientação e integração da ‘energia’ ou poder interior, que são a base ou força energética para poder realizar com êxito as meditações de plena atenção e insight

Vajra Yoga 

(obs: esta parte corresponde ao que se tornou mais oculto dentro do Yoga e Tantra original, Sabedoria Egípcia, Taoísmo esotérico (interno e não o exoterismo – externo) etc
– Cosmogenese: Logos, Ciclos de involução e evolução: Sistema, Cadeias, Rondas, Globos, – Hierarquias superiores – Arquétipos
– A fonte de toda energia (as mascaras de Deus): os arquétipos
– Entendendo a verdadeira ‘Fraternidade Branca’ ou Confraternidade Cósmica e Universal e o plano evolutivo
– Antropogênese: O seres humanos, ‘Raças raízes’ (Adâmicos, Hiperbóreos, Lêmurianos, Atlantes, Arianos,etc), ‘subraças’, famílas raciais etc (sobre os ‘tipos’ humanos conforme origem)
– Espirito, Mônada, Alma, Alma Grupo etc
– Os Veículos da Consciência e Planos de Manifestação – A mente e seus níveis de manifestação (densa, sutil, muito sutil: 7 corpos)
– O ciclo da vida e da morte
– A lei da Evolução
– As sete grandes Leis Universais
– Mestres a fontes da Sabedoria Iniciática
– A História das religiões e as linhas de sabedoria iniciática – As crenças modelando realidades – básico sobre a morte e o pós-morte (morte como conselheira)
– Os elementos sutis, Os Chakras, as Energias Sutis (avançado) – Os centros de energia/consciência – Conhecimento e domínio dos elementos e os chakras – ‘vibrações e centros de consciências que manifestam esses aspectos para concretização de objetivos materiais de prpósito superior, psíquicos e espirituais,
– Verdades convencionais e não convencionais
– A mente e seus níveis de manifestação (densa, sutil, muito sutil: 7 corpos)
– Roda da vida
– Conexão superior e conexão de proteção e OM e antakarana
– Fundamentos da prática (ambiente interior e exterior, roupas, higiene, propósito, altar, relaxamento, visualização, reflexão da experiência)
– entendendo a meditação ativa (ou na forma) e criativa do guia ou Eu interior
– Contemplações de poder; mantras e palavras de poder: os símbolos
– Yoga do sonho: despertando a consciência no plano dos sonhos e preparando o despertar no plano de vigília
– yogas corpo de luz e corpo vajra
– Símbolos e Yantras de proteção e defesa (OM – esfera azul, cruz cabalística, estrela de cinco pontas etc)
– Conexão com a egregora de proteção
– Sintonização com a alma: Antakarana –  Conexão com a egregora de centramento, a alma
– sobre o carma e o dharma (mais avançado)
– Conexão com o ‘templo’ interior – nosso ‘ambiente’ interiorou sagrado
– Palavras de poder – mantras e afirmações contemplativas para concretização de objetivos específicos
– Formas de consciência superior (Deus, deuses, avataras, santos, anjos, Budas…), o que são etc
– O conhecimento e empoderamento das dimensões interiores (sefiras, templos ou portais interiores) e dos aspectos divinos – arquétipos com consciência superior
– Sobre a morte e o pós-morte
– Sobre as iniciações espirituais
– Iniciação
– A Mente e seu domínio. Em busca do verdadeiro poder: O poder da mente – Krya Shakti
– As Sete Tônicas, 7 Raios e 7 forças (Shaktis)
– Os Propósitos coletivos e individuais
– Teurgia – Sintonização superior, símbolos, chaves iniciáticas – domínio da arte de sintonização – pujas ou ritualísticas (conexão com as consciências e energias/forças/poderes superiores – internos e cósmicos)
– os 7 fundamentos para Teurgia
– O poder dos símbolos e arquétipos – A fonte de toda energia (as ‘mascaras’ de Deus) : os arquétipos
– Sintonização-conexão com as hierarquia dos raios – O conhecimento e empoderamento das consciências e poderes cósmicos
– Bases da  Astrologia Esotérica ou Astrosofia
– Taumaturgia – ativando o poder de cura (básico)

Mandala Yoga e Diksha –
– Yoga ou União com o Eu Superior e Plenitude Cósmica através da união com os gurpos, através da cooperação com outros para chegar no objetivo comum.
– O que são e como funcionam os Círculos de confraternidade – Círculos de Meditação e Cura
– Comportamento em grupo, comportamento circular, percepção individuada, porém conjugada com as metas da coletividade para fins superiores.
– o que são e como funciona a Iniciação ou ’empoderamento’.
– Pratica da Iniciação

Práticas Permanentes (presentes em todos nos módulos):

– Meditação Integrativa (ver link: www.meditacao.org.br/): Meditações de energia e de plena atenção: Meditação Samatha, Meditação Vipassana, Visualização diretiva, ativa, criativa, contemplações (meditações contemplativas).

– Meditação Contemplativa – sabedoria do coração – Complemento do estudo de Nyamas e Yamas – Perfeições – Paramitas, os Aspectos do poder-sabedoria primordial Sabedorias, as Virtudes e competências das Perfeições, o Poder da Perfeição ou sabedoria : – Compaixão, – Amor Incondicional, Percepção Plena,  Harmonia,  Conhecimento,  Altruísmo, Sintonia Interior, Onisciência (Onipresença) / e estudo das Obstruções às Perfeições

– Meditação de Visualização Ativa e Criativa- Complemento do estudos de Pranayamas (domínio da energia) e geral sobre Raja Yoga e também relacionados a Tantra Yoga – Como meditar no processo de conhecer, cultivar e libertar a mente através da energia: . Yoga dos elementos sutis, de purificação dos canais e chakras, yoga dos chakras (centros de transformação de energia) e corpos sutis, Yoga do Eu ou Guia Interior (yogas de nível básico ),

. Meditação de Plena Atenção – sabedoria da mente sutil e supra sutil – Complemento sobre Dharana, Dhyana e Samadhy -Como meditar no processo de conhecer, cultivar e libertar a mente através do insight : A plena atenção e sua prática,   Meditação estabilizadora,   Meditação reflexiva,   Meditação contemplativa.

. Exercícios de respiração e controle de energia (pranayama, asanas etc) básicos mais importantes para auxílio nas práticas meditativas, saúde física e mental.

Metodologia: 

– Brahma Yoga Vidya é um curso de  8  Módulos.

– O curso básico é , dividido em 8 módulos.

– O processo completo envolve 8 meditações progressivas, sendo a última ou oitava meditação, aquela que deverá ser utilizada continuadamente após o curso. O curso básico mais o avançado acrescenta-se 50 hs de treinamento em meditação + ‘iniciação’ para o curso básico (com certificado de professor)

Certificado (Formação de Instrutor):

– Todos os alunos que frequentarem 85% do curso (sendo, 75% dos encontros presenciais) terão certificado após o curso, porém para Certificado de Instrutor em Brahma Yoga Vidya – Sabedoria da Consciência e Meditação,  – é necessário o complemento ter participado de práticas em retiros especiais realizados durante o processo do curso para todos.

Certificado (Formação de Professor):

– Todos os alunos que frequentarem 85% do curso (sendo, 75% dos encontros presenciais) terão certificado após o curso, porém para Certificado de Professor em Brahma Yoga Vidya – Sabedoria da Consciência e Meditação: Raja Yoga, Jnana Yoga, Bhakti Yoga, Vajra Yoga e Yoga Integrativa,  – é necessário ter participado de no mínimo 22 horas de prática em retiros especiais realizados durante o processo do curso para todos.

2- A Prática Integrativa:

‘’Movimento Expressivo Psico-Somático” – MEPS –  Práticas Expressivas, Psico-Somáticas e Integrativas –  Artes do Corpo Orientais e Ocidentais para Saúde biopsíquica, harmonia e autoconsciência e melhor expressividade

Consciência e Transformação através de diferentes práticas expressivas, somáticas e integrativas livres e criativas.

O Método MEPS integra diferentes saberes da psicologia, antropologia e sabedoria orientais com as práticas de expressão livre utilizando e integrando principalmente as Artes corporais; as ferramentas da dança, teatro, música, poema, pintura, artes orientais como Tai chi, Chi kung, Kun Nye, Yoga, incluindo práticas meditativas e afins. O processo tem como objetivo promover consciência corporal, alinhamento corpo-mente, flexibilidade psico-física, transformação, autoconhecimento, despertar da consciência, criatividade, talentos em potencial, recuperar e/ou manter a saúde física e psíquica, romper fronteiras, barreiras, programações mentais negativas, elevar a autoestima, reconhecimento e desbloqueio de energia, padrões e de processos traumáticos, autorregulação; corpo saudável e mudança  no ritmo.  etc. Este Método pode ser aplicado nos campos da saúde, social, educação, corporativo em escolas, empresas, ONG, serviço público e institutos particulares para desenvolvimento pessoal.

Os movimentos, os gestos são constituídos de psiquismo. Além dos aspectos mecânicos e biológicos, o movimento tem aspectos neurológicos e psicológicos, por isso a psique afeta no movimento assim como o movimento interfere na psique.

O programa consiste em:

. Workshop de 13 horas como vivência intensiva com a base do método: 1 Sabado (das 8:30 às 18hs) e Domingo (das 8:30 às 15:00hs);

. Um Curso livre / Oficina de 80 horas sendo 65 horas presenciais práticas, dividida em 5 finais de semana mensais de 13 horas e completado com material teórico disponibilizado numa plataforma de EAD.

É aplicado em turmas de crianças, adolescentes, adultos e terceira idade. Também é personalizado para empresas, Ongs e escolas.

Práticas Corpo-Mente de auto-cura, Harmonização, práticas
expressivas, somático-educativas de autodesenvolvimento e autoconsciência.

Movimento Expressivo Psico-Somático é baseado na síntese de diversas técnicas e saberes  orientais e ocidentais perenes, da psicologia, antropologia e saúde aplicando técnicas psicosomáticas do Yoga (como Hatha Yoga Iyengar, práticas meditativas), do Tao como Chi Kung, Tai Chi, técnicas tibetanas como Kun Nie com os métodos ocidentais de preparação e expressão corporal, as artes do corpo como a Dança Circular Integrativa, Dança Terapia, Movimento Expressivo,  Espontâneo, Movimento Consciente, Autêntico, danças ‘terapêuticas’ , Danças livres, Dança Teatro, jogos corporais e teatrais. Inclui treinamento ‘psico-mental’ como técnicas de respiração e relaxamento (pranayama yoga), Técnicas meditativas (Raja Yoga) de despertar e cura / visualização diretiva, imaginação ativa, mantras e sons , visualizações de despertar e cura.

Movimento Expressivo Psico-Somático é um método síntese das TécnicasPráticas Integrativas e Complementares de cura, harmonia, reconexão, autodesenvolvimento e autoconsciência.

O MEPS  é uma prática integrativa pedagógico-‘terapêutica’ que objetiva a Consciência Corporal, a harmonia corporal e a integração corpo-mente e autoconsciência através da educação (reeducação) e ‘terapia’ do movimento, da expressividade, dança ‘terapia’, dança livre integrativa, movimentos expressivos, instintivos, intuitivos, conscientes, criativos, contemplativos, meditativos, terapia corpo-mente e práticas meditativas (conectando, integrando e harmonizando alma/psiquê-mente-corpo/cérebro, medula, nervos glândulas endócrinas principalmente).

O MEPS É uma técnica que une os campos da ‘terapia/medicina’ oriental (chinesa, indiana, tibetana e afins), arte e dança oriental e ocidental (dança terapia, dança teatral), dança integrativa, a sabedoria oriental e a psicologia ocidental (principalmente psicossomatica, jungiana, bioenergética, psicologia transpessoal e integral e afins), educação corporal/somática, linguagem corporal, fisiogonomia. Tem o objetivo de fazer o indivíduo adquirir o autoconhecimento, autoconsciência e desenvolver a criatividade, promovendo ainda a integração com sua própria essência, com a natureza, o cosmos (integração psiquico-espiritual) e na sua integração social. TI é uma prática de saúde física, emocional e mental.

“Tudo o que vivemos e sentimos é registrado não só na nossa memória mental, mas também no corpo através de tensões musculares crônicas: as couraças musculares”. Wilhelm Reich

‘As ‘couraças’ acabam impedindo o fluxo energético, limitando a expressão emocional e movimentos espontâneos. É através do corpo que experimentamos o mundo. À medida que as couraças vão se estabelecendo, a conexão mente-corpo diminui, limitando a autopercepção e dificultando o convívio com os outros e com o mundo. Tal situação é reforçada pelo estilo de vida moderno, no qual a predominância da “mecanização” limita nossos movimentos e formas de expressão, nos afastando cada vez mais do corpo e aumentando nossa predisposição a desenvolver doenças.’

Sentimentos e emoções não expressos e reprimidos (frustrações, medos, culpas, problemas com a questão sexual, padrões mentais destrutivos) criam tensões na musculatura do corpo, padrões posturais desarmoniosos, somatização de distúrbios físicos que gastam muita vitalidade e energia do nosso próprio sistema vital influenciando demasiadamente a qualidade de vida e de trabalho. Com o tempo essas tensões bloqueiam funções físicas como também emocionais essenciais, como amor, sexualidade, todo tipo de relacionamento, alegria, prazer, relaxamento gerando estresse, ansiedade e diversas enfermidades.

Benefícios:

. Reconhecimento, reconexão corporal físico-energética

. Reeducação postural e corporal (reeducação do movimento)

. Alívio do estresse

. Harmonia psico-física, melhorando a sáude integral e qualidade de vida e trabalho

. Melhora metabolismo e sistema linfático, ajudando assim a harmonizar o peso corporal

. Melhora o tônus muscular, porém de forma saudável, aumenta o equilíbrio, alinhamento, flexibilidade, resistência, relaxamento consciente (‘soltura’ do corpo, livrando-se de couraças e obstruções do corpo sutil – libertando o corpo denso e sutil)

. Fortalece o sistema imunológico e harmoniza o sistema hormonal (para mulheres ver tbem Dança Integrativa Feminina)

. Melhora a vitalidade

. Harmoniza o corpo sutil e ajuda na reconexão ao corpo mais sutil (mente de síntese, a alma)

. Melhora a respiração, a circulação sanguínea, sistema linfático

. previne e ajuda no tratamento de diversas doenças, principalmente auto-imunes e com agravamento pelo ansiedade e estresse

. Diminui dores e possivelmente ajuda a acabar totalmente dores no corpo

. Dissolve a rigidez física e psico-mental – Elimina a rigidez do corpo colaborando muito para liberal também a mente, a alma

. Ajuda a lidar com distúrbios psíquicos e mentais – desbloqueio físico e psico-mental

. Aumenta a capacidade de concentração, criatividade, expressividade e força de vontade

. Relaxa e ajuda muito o autoconhecimento e automotivação

. Melhoria de relacionamento interpessoal, entrosamento, comunicação, afetividade

. e mais…

Mesmo sendo aulas em grupo, a professora/instrutora trabalha observando e instruindo cada aluno, percebendo suas necessidades específicas e ajudando em seus objetivos particulares. Além disso, também é possível agendar uma sessão de mentoria particular para receber orientações e recomendações particulares mais avançadas.

Esta prática também está integrada o processo Educação Integrativa (Educação aqui é o sentido original do termo vindo do grego ‘educere’, de trazer pra fora, tirar ou fazer emergir de dentro para fora, ou seja, o sentido da conscientização, de se conscientizar de algo que já é sabido em seu interior, apenas ‘esquecido’.)

Programa:

Modalidade básica ou iniciante I:

45 horas (39 presencial + 6 EAD)

Modalidade intermediária ideal – Inciciante II:

90 horas (65 hs presencial + 25 EAD)

Modalidade  Formação Básica:

200 horas (130 hs presencial + 70 EAD)

(As Oficinas acontecem em varias cidades, por favor, entre em contato para informações)

(Para grupos já formados que se interessem, realizamos Intensivões Vivenciais de Arte Integrativa 8 dias)

Anexo:

O MEPS prioriza-se a harmonia bioenergética, praticas corporais que trabalham a energia, chamada de Prana. Muitas das práticas integrativas combinadas estão relacionadas a práticas orientais como o yoga. Estas práticas incluem Asanas (posturas),  pranayama, bhandas, dristhi, mudras etc que são utilizadas para promover, controlar e direcionar o fluxo do prana (energia sutil vital). Através da plena atenção na ação, a energia já vai se harmonizando. A pessoa deve estar totalmente presente em todas estas práticas, isso é o que mais efetiva a prática.

– Asanas (Posturas) – Asanas principais do Yoga para auxílio no processo das práticas meditativas e movimentos para purificação para melhoria da saúde – baseado método Iyengar (de BKS Iyengar – obs: são ensinadas apenas àquelas posturas que ajudam na saúde, bem estar e facilitação para a meditação, não são ensinadas posturas muito complexas, desnecessárias ao processo real do verdadeiro Yoga)

– Sobre alinhamento postural, consciência corporal, plena atenção na ação, flexibilidade, fortalecimento,

– Sobre força de vontade, determinação, concentração e autoconfiança.

– Bhandas (travas, fechaduras internas do corpo),

– Dristhi (focalização do olhar),

– Mudras (selo, senha ou chave, gestos simbólicos feito com as mãos)

– Pranayama (controle da energia pela respiração)

– Sequencias de movimentos para harmonização dos elementos sutis

– Anatomia Física (sistema endócrino, neurológico como principal e os outros) e sutil (chakras, nadis, marmas, corpos sutis),  Fisiologia e Cinesiologia básicos (estudo dos movimentos do corpo humano para o hatha yoga)

Houve uma época que a sabedoria do Yoga estava meio degenerada, já havia uma mesclagem com religiões, perdendo muitas vezes sua essência e também, ela deveria ser trazida para o ocidente, mas devido a má interpretação deste conhecimento e práticas, e principalmente de interesses bem diferentes e muitas vezes opostos ao do verdadeiro Yoga por parte de muitos que tinham poder, está ‘missão’ estava comprometida. Desta forma uma espécie de plano B, foi posto em prática: levar, primeiramente, as práticas do yoga para o ocidente, mas sem nenhum tipo de teoria que pudesse conflitar com crenças já arraigadas. Este foi o movimento popular do Yoga. É claro que houve também um movimento mais fechado, mas para poucos, somente para àqueles que tinham o verdadeiro propósito de Autoconsciência e Autorealização. Estas praticas (do Hatha Yoga) apareceram tardiamente nos ensinamentos da Sabedoria Perene que foi chamada de Yoga depois.  Já naquela época (acredita-se uns 3000 anos e mais fortemente necessitava de práticas  para que pudesse ‘suportar’ práticas mentais e para despertar de consciência. Foi assim que os asanas e o Hatha Yoga floresceu. Desta forma, chegaram britânicos e outros europeus e também alguns asiáticos à Índia que foram introduzidos nos sistemas de disciplinas ocidentais e com a adaptação para levar ao ocidente aumentaram as possibilidades de uso das técnicas do Hatha Yoga. Desta forma que houve a popularização somente de um grupo de práticas que estava mais ligada a saúde do corpo (físico e etérico). Asanas são popularmente conhecidos como as posturas físicas do yoga que acabou por, ao longo das últimas décadas criando a idéia de que praticar yoga é somente praticar asana, relaxamento, com exercícios de respiração para acalmar, etc a ainda que praticar asana é realizar posturas físicas, alongar o corpo e fortalecê-lo. Realmente, a prática das posturas físicas do yoga traz excelentes resultados no alinhamento do corpo, a flexibilização dos músculos, a saúde melhora, assim como a disposição física, mental e emocional. Porém, tradicionalmente os asanas têm outros significados e uma importância mais ampla, como definido nos Yoga Sutras do Patañjali (o codificador do Yoga), como conforto e estabilidade. Além disso o Asana é antes de tudo, a postura psíquica e mental para o treino das praticas do Yoga. No Yoga original, o principal objetivo de asana é postura adequada para meditação (estado de plena consciência) ou postura que proporciona introspecção. Neste sentido, asana também pode ser sinônimo de assento ou base para a prática do yoga. Há também indícios do Hatha Yoga na época que chamamos de ‘Idade Média’ e tinha um objetivo de completar as lições de Patañjali para facilitar a prática e também as técnicas do Tantra. Isso resultou em diversificação das técnicas usadas para o autoconhecimento e elevação espiritual. Nos Yoga Sutras havia poucas informações sobre o papel do corpo e das energias sutis (prana) no processo do yoga, assim o Hatha Yoga completa. Assim surgiu técnicas de manipulação do corpo, readaptou-se as técnicas da energia vital (prana) e da mente.

– Inclui básico de Kundalini Yoga e Krya Yoga