Vsevolod Meyerhold


Vsevolod Meyerhold

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Meyerhold lê a gaivota de Chekhov em 1898.jpg
Vsevolod Meyerhold Emilevich ( russo : Всеволод Эмильевич Мейерхольд , nascido alemão : Karl Theodor Kasimir Meierhold ; 09 de fevereiro [ OS 28 de janeiro] 1874-2 de Fevereiro de 1940) foi um russo e soviético diretor de teatro , ator e produtor teatral . Seus experimentos provocativos que tratam do ser físico e do simbolismo em um cenário de teatro não convencional fizeram dele uma das forças seminais no teatro internacional moderno. Durante a Grande Purga , Meyerhold foi preso, torturado e executado em fevereiro de 1940.

Meyerhold que prepara para o papel de Treplev para o teatro de arte de Moscovo 1898 produção da gaivota por Anton Chekhov

Conteúdo

Vida e trabalho Início da vida 

Vsevolod Meyerhold por Boris Grigoriev , 1916

Vsevolod Meyerhold nasceu Karl Kasimir Theodor Meierhold em Penza, em 28 de janeiro de 1874, para o fabricante de vinhos russo-alemão Emil Fyodorovich Meierhold e sua esposa russo-holandesa, Alvina Danilovna (née van der Neese). [1]Ele era o mais novo de oito filhos. [2]

Depois de terminar a escola em 1895, Meiergold estudou Direito na Universidade de Moscou, mas nunca completou o seu grau. Ele estava dividido entre estudar teatro ou uma carreira como violinista. Entretanto, falhou sua audição para assentar bem no segundo violinist na orquestra da universidade e em 1896 juntou a escola dramática da filarmonia de Moscovo. [2]

No seu 21º aniversário, ele converteu do luteranismo ao cristianismo ortodoxo e aceitou “Vsevolod” como um nome cristão ortodoxo (depois do escritor russo Vsevolod Garshin , cuja prosa Meyerhold amou). [3]

Carreira 

Meyerhold começou a atuar em 1896 como estudante da Escola Filarmônica de Moscou Dramatic sob a orientação de Vladimir Nemirovich-Danchenko , co-fundador do Teatro de Arte de Moscou . No MAT, Meyerhold desempenhou 18 papéis, como Vasiliy Shuiskiy em Tsar Fiodor Ioannovich e Ivan o Terrível em A morte de Ivan o Terrível (ambos por Aleksey Tolstoi ), e Treplev em Chekhov’s The Seagull .

Depois de deixar o MAT em 1902, Meyerhold participou de uma série de projetos teatrais, tanto como diretor e ator. Cada projeto foi uma arena para a experimentação e criação de novos métodos de estadiamento. Meyerhold foi um dos mais fervorosos defensores do simbolismo no teatro, especialmente quando ele trabalhou como oprincipal produtor do teatro Vera Komissarzhevskaya em 1906-1907. Ele foi convidado de volta ao MAT em torno deste tempo para perseguir suas idéias experimentais.

Retrato de Alexander Golovin de Meyerhold.

Meyerhold continuou a inovação teatral durante a década de 1907-1917, enquanto trabalhava com os teatros imperiais em São Petersburgo . Ele introduziu peças clássicas de forma inovadora, e encenou obras de autores contemporâneos controversos como Fyodor Sologub , Zinaida Gippius , e Alexander Blok . Nessas peças, Meyerhold tentou voltar a atuar às tradições daCommedia dell’arte , repensando-as pela realidade teatral contemporânea. Seus conceitos teóricos do “teatro condicional” foram elaborados em seu livro On Theatre em 1913.

A Revolução Russa de 1917 fez de Meyerhold um dos mais entusiastas ativistas do novo Teatro Soviético. Ele se juntou aoPartido Bolchevique em 1918 e tornou-se um funcionário da Divisão de Teatro (TEO) do Comissariado de Educação e do Iluminismo . Em 1918-1919, Meyerhold formou uma aliança com Olga Kameneva , o chefe da Divisão. Juntos, eles tentaram radicalizar os teatros russos, efetivamente nacionalizando-os sob controle bolchevique. Meyerhold veio para baixo comtuberculose em maio 1919 e teve que partir para o sul. Em sua ausência, o chefe do Comissariado, Anatoly Lunacharsky , garantiu a permissão de Vladimir Lenin para rever a política do governo em favor de teatros mais tradicionais e demitiu Kameneva em junho de 1919. [4]

Depois de retornar a Moscou, Meyerhold fundou seu próprio teatro em 1920, conhecido desde 1923 como o Teatro Meyerhold até 1938. Meyerhold confrontou os princípios do acadêmico teatral , alegando que eles são incapazes de encontrar uma linguagem comum com a nova realidade. Os métodos de Meyerhold de construtivismo cênico e efeitos de estilo de circo foram usados ​​em suas obras mais bem-sucedidas da época. Algumas dessas obras incluídas Nikolai Erdman de Mandato , Vladimir Mayakovsky do Mistério-Bouffe , Fernand Crommelynck ‘s Le Cocu magnifique ( O Magnânimo Cuckold ) e Aleksandr Sukhovo-Kobylin ‘ s morte de Tarelkin . Mayakovsky colaborou com Meyerhold várias vezes, e foi dito ter escrito The Bedbug especialmente para ele; Meyerhold continuou a montar as produções de Mayakovsky mesmo após o suicídio deste último . Os atores participantes das produções de Meyerhold agiram de acordo com o princípio da biomecânica (apenas distantemente relacionado com o uso científico atual do termo), o sistema de treinamento de ator que foi posteriormente ensinado em uma escola especial criada por Meyerhold.

Meyerhold deu impulsos iniciais às carreiras do estágio de alguns dos atores cômicos os mais distintos da URSS, including Sergey Martinson , Igor Ilyinsky e Erast Garin. Sua produção marco de Nikolai Gogol ‘s The Government Inspector (1926) foi descrito como o seguinte:

Ilyinsky, energético, malicioso e encantador, deixou seu posto para o nervoso, frágil, repentinamente gelado, grotescamente ansioso Garin. A energia foi substituída pelo transe, a dinâmica com o humor estático e risível com sátira amarga e triste “. [5]

Meyerhold também deu início ao seu assistente de ” The Queen of Spades ” Matvey Dubrovin , que mais tarde criou seu próprio teatro em Leningrado .

A técnica de atuação de Meyerhold tinha princípios fundamentais em desacordo com a concepção do ator americano. Enquanto a ação do método combinava o personagem com as memórias pessoais do ator para criar a motivação interna do personagem, Meyerhold conectou processos psicológicos e fisiológicos. Ele tinha atores se concentrar em aprender gestos e movimentos como uma forma de expressar emoção fisicamente. Seguindo o exemplo de Konstantin Stanislavsky , ele disse que o estado emocional de um ator estava inextricavelmente ligado ao seu estado físico (e vice – versa), e que se podia chamar emoções em desempenho praticando e assumindo poses, gestos e movimentos. Ele desenvolveu uma série de expressões corporais que seus atores usariam para retratar emoções e personagens específicos. (Stanislavsky também estava em desacordo com ele, porque, como Meyerhold, sua abordagem era psicofísica).

Meyerhold inspirou artistas revolucionários e cineastas como Sergei Eisenstein , que estudou com Meyerhold. Em seus filmes, Eisenstein usou atores que trabalhavam na tradição de Meyerhold. Ele também lançou atores com base no que eles pareciam e sua expressão, e seguiu os métodos de atuação estilizados de Meyerhold. EmStrike , por exemplo, os burgueses são sempre obesos, bebendo, comendo e fumando, enquanto os trabalhadores são mais atléticos.

Meyerhold opunha-se veementemente ao realismo socialista . No início dos anos 1930, quando Joseph Stalin reprimidos todos avant-garde arte e experimentação, suas obras foram proclamados antagônica e alheio ao povo soviético. Seu teatro foi fechado em janeiro de 1938; Stanislavsky, então diretor de um teatro de ópera agoraconhecido como Stanislavsky e Nemirovich-Danchenko Music Theatre , convidou Meyerhold para liderar sua empresa. Stanislavsky morreu em agosto de 1938.

Arrest e morte [ editar ]

O tiro de Meyerhold, tomado no momento de sua prisão pela polícia soviética

Meyerhold dirigiu seu teatro por quase um ano até sua prisão em Leningrado em 20 de junho de 1939. Pouco depois disso, em 15 de julho, sua esposa, a atriz Zinaida Reich , foi encontrado morrendo de exsanguination depois de ter sido brutalmente esfaqueado por intrusos desconhecidos em seu apartamento em Moscou . Mais tarde naquele ano, Meyerhold foi brutalmente torturado [6] e forçado a confessar que ele trabalhava para agências de inteligência japonesas e britânicas . Ele mais tarde recatou a confissão em uma carta a Vyacheslav Molotov .

O arquivo sobre Meyerhold contém sua carta da prisão a Molotov:

Os investigadores começaram a usar a força sobre mim, um homem doente de 65 anos de idade. Fui deitado de bruços e batido nas solas dos meus pés e da minha espinha com uma correia de borracha … Nos dias seguintes, quando aquelas partes das minhas pernas estavam cobertas de hemorragia interna extensa, Contusões azuis e amarelas com a correia e a dor era tão intensa que parecia que a água fervendo estava sendo derramada nessas áreas sensíveis. Eu uivava e chorava da dor … Quando eu me deitava no berço e adormecia, depois de 18 horas de interrogatório, para voltar em uma hora para mais, fiquei acordado com meu próprio gemido e porque eu Estava se sacudindo como um paciente nos últimos estágios da febre tifóide. [7]

Casamento e família 

Vsevolod Meyerhold e sua segunda esposa Zinaida Reich

Meyerhold casou sua primeira esposa, Olga Munt, em 1896 e junto tiveram três filhas. Mais tarde, ele conheceu a atriz Zinaida Reich quando ela começou a estudar com ele. Eles se apaixonaram e ele se divorciou de sua esposa; Reich já estava divorciado e tinha dois filhos. Casaram-se em 1922 ou 1924.

Selo russo que descreve Meyerhold (à esquerda) e Konstantin Stanislavsky (direito), 2000.

“Ele foi condenado à morte por pelotão de fuzilamento em 1 de fevereiro de 1940, e executado no dia seguinte. A Suprema Corte Soviética libertou-o de todas as acusações em 1955, durante a primeira onda de desestalinização . [8]

Bibliografia 

Em inglês:

Textos de Meyerhold 

  • Meyerhold no teatro , trans. E ed. Por Edward Braun, com um comentário crítico, 1969. Londres: Methuen e Nova York: Hill e Wang.
  • Meyerhold Speaks / Meyerhold Rehearses (Arquivo do Teatro Russo) , de V. Meyerhold, Alexander Gladkov (ed.) E Alma Law (ed.), Routledge, 1996
  • Meyerhold at Work , Paul Schmidt (editor), Applause Theatre Book Publishers, 1996

Trabalhos em Meyerhold [ editar ]

  • Vsevolod Meyerhold (Routledge Performance Practitioners Series), de Jonathan Pitches, Routledge, 2003
  • Meyerhold: A arte do teatro consciente , por Marjorie L Hoover, Universidade de Massachusetts Press , 1974 (biografia)
  • Vsevolod Meyerhold (Directors in Perspective Series), de Robert Leach, Christopher Innes (ed.), Cambridge University Press, 1993
  • Teatro de Meyerhold do Grotesque: Produções do Post-Revolutionary, 1920-32 , James M. Symons, 1971
  • Meyerhold: Uma Revolução no Teatro , de Edward Braun, University of Iowa Press, 1998
  • O teatro de Meyerhold: Revolução e o estágio moderno por Edward Braun, 1995
  • Stanislavsky e Meyerhold (Stage and Screen Studies, v. 3), de Robert Leach, Peter Lang, 2003
  • Meyerhold o diretor , por Konstantin Rudnitsky, Ardis, 1981
  • Meyerhold, Eisenstein e Biomechanics: treinamento de ator na Rússia revolucionária por Alma H. ​​Law, Mel Gordon, McFarland & co, 1995
  • A Morte de Meyerhold Uma peça de Mark Jackson, estreada no The Shotgun Players, Berkeley, CA, dezembro de 2003.
  • O teatro de Meyerhold e Brecht , por Katherine B. Eaton, imprensa de Greenwood, 1985
  • Meyerhold eo teatro da música , por Isaak Glikman, “compositor soviético”, Leningrado, 1989
  • Vsevolod Meyerhold Bibliografia Anotada , por David Roy , LTScotland, 2002
  • Stanislavsky na Prática: Treinamento de Atores na Rússia Pós- Soviética (Vampires, 2004), de Vreneli Farber, Peter Lang, 2008 (idéias de Meyerhold aplicadas no treinamento de atores pós-soviéticos)